PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 30 de setembro de 2014

JOVEM RICO ou CEGO BARTIMEU: QUEM É VOCÊ?

Em Marcos 10:17 a 22, lemos a história do jovem rico que via a Jesus apenas como um bom mestre, um bom conselheiro, alguém comum. Por isso, esse jovem cria ser capaz de fazer algo para herdar a vida eterna. A história terminou de forma muito triste para o jovem!

Entretanto, em Marcos 10:46 a 52, lemos a história da Cura do Cego Bartimeu, que consciente de sua condição, clamou: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!". Sua história terminou feliz!

O jovem rico não tinha noção da sua condição, em que amava mais as riquezas do que a Deus. O cego Bartimeu, esse sim, foi lhe dado a graça de ver sua real condição e por isso clamou por compaixão a Jesus. Ele dependia dessa compaixão. Ele sabia que não podia fazer nada por ele mesmo. 

O que você pede em oração a Jesus: algo para você fazer e mostrar o quão bom e capaz julga ser, ou pede por compaixão? O Jovem Rico estava mais cego do que o Cego Bartimeu quanto à sua própria condição espiritual! Com quem você se identifica: com o jovem rico ou o cego Bartimeu?

Alexandre Pereira Bornelli

BOM MESTRE!

Quem é Jesus para você? Para o jovem rico de Marcos 10:17 a 22, Jesus era apenas um bom mestre, alguém com certa capacidade intelectual de dizer coisas boas. Ele não via em Jesus o Filho de Deus. 

E mais. O jovem rico queria fazer algo para conseguir a vida eterna. Esse é o retrato do ser humano caído: prefere o sacrifício a obediência. Está disposto a fazer e não a crer. Porém, ninguém que creia conseguir encontrar a Cristo por conta própria, irá encontra-Lo. 

Sabemos que a vida eterna é um dom de Deus e é eternamente conhecer a Cristo! O jovem rico não queria relacionamento com Jesus, não queria segui-Lo. Antes, queria apenas uma boa dica de como fazer por merecer a vida eterna. Jesus então, expõe seu coração religioso, que se gabava de cumprir mandamentos em relação ao próximo, e lhe mostrou o que ele mais amava, suas próprias riquezas e não a Deus. 

Por isso, saiu contrariado e angustiado, pois não se via separado do que lhe dava total significado: suas propriedades. 

Quem é Jesus para você? O que mais amamos, determina quem somos e o que buscamos. Onde está o teu coração: em você mesmo, nas coisas, nas riquezas ou em Cristo? Ou Jesus é o Deus encarnado, o Filho de Deus ou ele não é nada e nem ninguém significante. A Bíblia diz para todo aquele que se aproximar de Jesus, que o faça com fé, crendo em Seu nome.

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ESSAS COISAS FAZEM PARTE DO SEU DIA?

As fases do nosso dia são: acordar, comer, beber, trabalhar, descansar, comprar e dormir? Nossos dias se resumem a isto apenas? Isto é tudo que fazemos todos os dias? 

Os dias de um cristão certamente têm todas estas fases também. Contudo, a gratidão, a oração, momentos de comunhão com a família, com Deus e outros irmãos, desfrutar da presença de Deus e da alegria da salvação, meditar nas Escrituras e confessar pecados também são fases de um dia normal para o cristão verdadeiro, como deve ser neste dia de segunda-feira por exemplo! 

Que Deus nos dê essa graça de vivermos assim para a Sua glória e a nossa felicidade. Caso contrário, nossos dias serão sem significados.

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

AGORA É PARA OS FILHOS!

Esses dias, neste mesmo lugar, escrevemos uma meditação com o nome - SERMÃO DO MONTE X MONTE DE SERMÃO, direcionada aos pais para não irritarem os filhos. Os filhos gostaram! Agora, a mensagem é para os filhos. 

Uma das evidências de uma verdadeira espiritualidade é quando ela é demonstrada entre os mais próximos. Que tipo de filho é você dentro da sua casa? Sabemos que os filhos devem honrar os pais, é mandamento bíblico. Honrar envolve dedicar-lhes obediência, respeito, amor e proximidade. 

José foi um exemplo de um filho assim. Mesmo passando tudo o que passou, no fim de sua vida, em posição elevada no Egito, ele deu ao pai e aos irmãos, terras na melhor região do Egito e sustentou a seu pai, seus irmãos e a toda a casa de seu pai (Gn 47:10 a 12). José, apesar de sua posição elevada e depois de ter passado coisas terríveis, chorando, "apresentou-se, lançou-se-lhe ao pescoço, e chorou assim longo tempo" (Gn. 46:29). 

Notemos que José não exigiu que antes lhe pedissem perdão. Ele demonstrou que já havia perdoado em seu íntimo, porque o perdão é unilateral. 

Há quanto tempo você não da um abraço assim nos seus pais e nos seus irmãos? Há quanto tempo está sendo um filho rebelde ou religioso? Há quanto tempo está esperando alguém mudar para você mudar também? Vamos, está esperando acontecer o quê para se arrepender e restaurar seu relacionamento dentro da sua casa?

Alexandre Pereira Bornelli

PESSOAS OU OS ANIMAIS?

Você não é tão legal, educado e atencioso quanto o seu cachorro pensa que você é. Você é o que as pessoas, principalmente os familiares, testemunham a teu respeito. Não é o nosso relacionamento com os animais que nos define, mas sim, nosso relacionamento com Deus e com o próximo. 

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 23 de setembro de 2014

É SEGURO AGIRMOS DE ACORDO COM A CONSCIÊNCIA?

Às vezes nos gabamos de dizer: "fiz aquilo ou agi assim de acordo com minha consciência", como se isto fosse suficiente para nos isentar de culpa ou pecado. Isso é tornar nossa consciência, a nossa regra de fé e prática.

Onde está a Palavra de Deus? Veja o perigo! Nossa consciência não deve ser o que determina nossa conduta. Por isso, Martinho Lutero afirmou: "Minha consciência é cativa à Palavra de Deus". 

É seguro agirmos de acordo com a Palavra de Deus! Nossa consciência precisa estar sujeita à esta Palavra, para podermos dizer como lemos em ITimóteo 1:19: "mantendo a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, naufragaram na fé". 

Portanto, é a Palavra infalível de Deus que deve ser a nossa regra de fé e prática e tudo em nós, inclusive a consciência, deve estar sujeita a esta Palavra salvadora!

Alexandre Pereira Bornelli

UM PECADO CHAMA OUTRO.

Não despertemos os pecados que existem dentro do nosso coração (MC 7:21 a 23), pois além afrontarem a santidade de Deus e destruírem nossa paz, eles sempre vêem acompanhados de outros pecados. Embora um pecado já seria o bastante para arruinar nossa paz, eles sempre estão acompanhados de outros e outros e outros. Por isso, a mortificação da carne e a luta contra o pecado deve ser algo que devemos, com a graça de Deus, lutar intensamente.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ONDE VOCÊ ESTAVA?

Quando ousarmos enfrentar, discordar, dar pitaco, anular ou ignorar a criação de Deus e o que Ele faz no mundo, com sua Soberania e poder, ouvirermos as mesmas perguntas que Ele fez a Jó nos capítulos 38 a 40, como por exemplo: "Onde você estava quando eu fiz o mundo?" 

E então, teremos que humildemente responder como Jó: "Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei, e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei." (40:4,5). 

Quando ignoramos que somos ignorantes em relação ao poder e autoridade de Deus, somos petulantes e orgulhosos, mas quando caimos na real, então, nos calamos, tememos, rendemos e louvamos a Jesus Cristo!

Alexandre Pereira Bornelli

Ou Ele ou nós.



Entre nossos planos para esta semana que se inicia, estamos desejando negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e seguir a Cristo, ou, buscaremos afirmar a nós mesmos, o nosso eu, tomar nossos direitos e seguir nossos desejos? Em João 3:30, lemos: "Convém que Ele cresce e que eu diminua". Ou Ele ou nós.

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CAIM, LAMEQUE E A VIOLÊNCIA DE HOJE.

Ainda não nos acostumamos com tanta violência. E é bom que seja assim. Precisamos analisar o que Caim e Lameque têm a ver com a violência de hoje. Ambos foram os pioneiros da violência. 

Primeiro Caim (Gn. 4:8) que matou seu irmão Abel tamanha a sua ira e inveja. Depois, Lameque, seu descendente, foi a versão revista, atualizada e ampliada da maldade de Caim. Diz a Palavra de Deus em Gênesis 4:23 que Lameque matou um homem porque ele o feriu e um rapaz porque o pisou! 

Hoje em dia, não é nem mesmo necessário ferir ou pisar para ser morto. De lá para cá, a violência tem crescido assustadoramente no coração do ser humano. A vida não vale mais nada. Aliás, muitos estão procurando um mínimo motivo extravasar sua violência. Qual a razão? É o afastamento de Deus e da Sua Palavra. 

E Marcos 7: 21 a 23, lemos que é do coração do homem que saem todo tipo de pecado, inclusive o homicídio. Então, se o nosso coração permancer longe de Deus, rebelde contra Sua autoridade e endurecido pelo engano do pecado, o que nos restará é fazer o que sai dele. 

Por isso, hoje vivemos nesse caos total. Quem se importa com Deus? Quanto são os que O buscam como Senhor e Salvador? Precisamos nos render a Deus para que Ele nos dê um novo coração, regenerado, que não mais é dominado pelo pecado e pelas maldades que saem dele. Roguemos a Deus que derram suas muitas misericórdias sobre todos nós!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SANTIDADE X TECNOLOGIA.

Não podemos transferir nossa distração e preguiça na busca pela santidade à tecnlogia que temos à nossa disposição. As empresas não são culpadas por nos viciarem tecnologicamente. Cada um é atraído por sua própria cobiça! 

Então, quem acredita que os cristãos antigos meditavam mais nas Escrituras e contemplavam mais a Deus do que nós, porque não tinham celular, internet e tanto serviço a se fazer é porque não conhece o poder transformador da Graça de Deus que é muito superior a toda e qualquer atividade, mesmo que legítima, que possa servir de obstáculo ao nosso desenvolvimento da salvação. 

Se estamos negligentes em desenvolvermos nossa salvação a culpa é nossa! Mas, não carreguemos esta culpa por mais tempo. Antes, confessemos nosso pecado a Deus para sermos libertos para seguir pelo caminho da santidade.

Alexandre Pereira Bornelli

OREM POR MIM IRMÃOS!

A prova de que cremos que a oração é um recurso emergêncial e não relacional está no fato de que quando alguém pede oração, logo concluímos tratar-se de um problema material ou físico, como por exemplo, perda de emprego ou doença. 

Sim, podemos e devemos orar a Deus por estas coisas também. Mas isso não é tudo o que devemos pedir na oração. 

Um pedido de oração para amarmos mais a Deus, permanecermos fiéis em meio a tanta confusão teológica, santos em meio a tanta impureza, humildes em meio a tanta ostentação, mansos em meio a tanta violência e exaltação própria, amáveis em meio a tanta indiferença, perdoadores em meio a tanta vingança, parece soar insignificante. 

Isso, porque no fundo, pensamos conseguir estas coisas sem a ajuda do Espírito Santo de Deus. E em João 15:5, Jesus nos adverte: "sem mim nada podeis fazer"! 

Portanto, orar e pedir oração para que Deus continue usando de misericórdia em nossa vida e perseverando por nós, convertendo cada dia mais nosso coração a Ele mesmo é um grande e sempre necessário pedido!

Alexandre Pereira Bornelli

ESSA REGRA NÃO TEM EXCEÇÃO.

A Graça de Deus, e somente ela é capaz de transformar homens e mulheres ricos em propriedades em pessoas realmente humildes; os pobres de bens materiais em pessoas gratas; os impacientes em pacientes; os violentos em pacíficos, os amargurados em perdoadores; os indiferentes em misericordiosos; os viciados em libertos; os que se acham bons em pessoas conscientes de sua depravação e os conscientes de sua depravação em pessoas cheias de esperança na salvação do Senhor. 

Todos nós quando confiamos em Deus, somos transformados. Ninguém jamais teve um relacionamento pessoal e verdadeiro com o Senhor e permaneceu o mesmo. Portanto, nem eu nem você somos exceção, até porque, exceção neste caso simplesmente não existe!

Alexandre Pereira Bornelli

O QUE VOCÊ ESCOLHERÁ HOJE?

Temos duas opções neste dia: viver para a glória de Deus, para agradá-lo, ou para a nossa própria glória, para a nossa satisfação. Vale lembrar que quem vive para a glória de Deus vive satisfeito. Mas quem vive para a sua própria glória não satisfaz a vontade de Deus e vive insatisfeito.

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 16 de setembro de 2014

LENDO A BÍBLIA CORRETAMENTE!

Como você leria uma carta de amor? Com raiva? Leria friamente? Ou, leria apaixonadamente, imaginando como seria excelente estar com quem a escreveu? 

A Bíblia é uma carta de amor de Deus para nós! Cada palavra está repleta do amor de Deus. Portanto, "a Bíblia deve ser lida com o mesmo espírito em que foi escrita" (Thomas à Kempis). 

E qual a finalidade com que foi escrita? Encontramos em Romanos 15:4 uma excelente e divina orientação. Paulo assim nos ensina: "Pois tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança". 

Queremos aprender a viver corretamente neste mundo, segundo a vontade de Deus? Queremos ter paciência, consolação e esperança em meio ao caos? 

Então, leiamos a Palavra de Deus, crendo ser ela divina, inspirada e inerrante, pois encontraremos em cada página, a pessoa de Jesus Cristo, nossa viva esperança e nosso maior consolo!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O VALOR DA PACIÊNCIA E DA HUMILDADE.

O que é mais difícil: ser paciente nas dificuldades, ou humildes na fartura? 

Paulo em Filipenses 4: 10 a 13, nos responde dizendo que aprendeu a estar contente em toda e qualquer situação, tanto de fartura quanto de escassez, na humilhação ou na honra. 

Paulo não era impaciente na escassez e na humilhação e nem orgulho na fartura e ao ser honrado! Só mesmo pela Graça! Isso, porque ele afirma no verso 10 que sua fonte de alegria era o Senhor! Ele diz: Alegro-me grandemente no Senhor. 

Portanto, quando o Senhor também for a nossa alegria, nossa satisfação e todo o nosso anseio, seremos pacientes nas dificuldades e nas humilhações e também humildes ao sermos honrados e na fartura! Alegremo-nos no Senhor!

Alexandre Pereira Bornelli

SERMÃO DO MONTE X MONTE DE SERMÃO.

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-vos na doutrina e admoestação do Senhor” Efésios 6:4
Seus filhos já ficaram irados com você? E foi você que provocou a ira neles? 

Em Mateus, capítulos de 5 a 7 lemos o primeiro sermão de Jesus, chamado Sermão do Monte. Ali encontramos preciosas lições espirituais para a nossa vida! 

No entanto, muitos pais assim como eu e você, correm o risco de inverter o que Jesus fez, provocando os filhos à ira. Como assim? Bom, ao invés de lerem e ensinarem o sermão do monte para os filhos, ficam dando um monte de sermão neles! É sermão o tempo todo e para todas as situações! Exigem perfeição espiritual e comportamental dos filhos, o que nem eles e nem ninguém possui. 

Dar um monte de sermão causa distanciamento dos filhos aos pais, e com razão. Afinal, isso provoca a ira neles, sobrecarregando-os com um peso que não é o que a Palavra nos ensina a fazer. Isso não é criá-los no temor do Senhor. 

Ensiná-los a verdade não é ficar dando lição de moral ou jogando versículos diante de seus erros o tempo todo. Antes, exige de nós, pais, maturidade, paciência, misericórdia, firmeza em amor, bons exemplos e longanimidade. Eles precisam de correção e orientação, mas não de forma opressora. 

Quando os corrigimos e ensinamos em amor, eles respiram o verdadeiro evangelho que não sufoca a ninguém, antes, ao mesmo tempo que corrige, liberta e traz paz ao coração de todos nós, pais e filhos. O versículo diz para criarmos na doutrina e admoestação do Senhor, ou seja, ensiná-los na Palavra, mas não usar a Palavra para sufocá-los.

Alexandre Pereira Bornelli

IGUAIS A DEUS!

Ao lermos o relato de Gênesis capítulo 3, vemos que a proposta da serpente ao casal foi fazê-los crer que poderiam ser iguais a Deus. E eles acreditaram, por isso pecaram! No Salmo 50:21, lemos uma advertência sobre o mesmo pecado:"Pensavas que eu era teu igual", o Senhor fala. 

Então, corremos o mesmo risco de ainda hoje, pensarmos que somos iguais a Deus, e que, portanto, não há diferença entre Ele e nós. Nada mais pecaminoso! 

Pensamos que somos iguais a Deus quando não oramos, não lemos Sua Palavra, não lhe confessamos pecados, não cremos que Ele é nosso salvador, quando pensamos que não somos pecadores ou quando pecamos, tentamos dar um jeito no pecado sem a confissão e também, quando passamos o dia fazendo tudo como se Ele não existisse e não fosse o dono e Senhor de tudo (Sl 50). 

Que Deus recupere em nós a visão de que por mais que Ele permita termos comunhão com Ele, ao ponto de sermos chamados filho de Deus, Ele continua sendo Deus e Criador e nós, criaturas que precisam totalmente da Salvação desse Deus amoroso!

Alexandre Pereira Bornelli

COMO ATRAIR PESSOAS E JOVENS A DEUS?

É comum ouvirmos de pessoas afastadas da comunhão da igreja o seguinte: "Realmente preciso voltar para a igreja". 

Na verdade, precisamos voltar para Deus em arrependimento. Voltar para a reunião e o convívio da igreja será consequência natural desse voltar para Deus. De nada adianta voltarmos para a igreja sem que desejemos voltar para Deus! 

Portanto, para atrairmos pessoas e jovens para Deus, devemos anunciar a Palavra com fidelidade e ensinando verdades, como salvação, pecado, inferno, céu, arrependimento, alegria em Cristo, satisfação em uma vida santa e ensinando sobre os atributos de Deus!

Se estas verdades eternas não atraírem as pessoas a Deus, o que mais poderá realmente atraí-las?

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SEJAMOS CRITERIOSOS!

Não acreditemos em tudo o que ouvimos e nem em todas as pessoas que falam de Deus. O que tem de gente espantando pessoas do verdadeiro evangelho, usando um falso evangelho não é brincadeira! São pessoas que pregam heresias com a Bíblia aberta. Portanto, sejamos criteriosos, conferindo todas as coisas com a Palavra de Deus para ver se, de fato, são assim mesmo. Afinal, há mentiras bem embaladas e mentirosos bem vestidos!


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

NECESSIDADE X DESEJO.

Quando realmente formos ganhos pela verdade do evangelho e, pela graça, entendermos a profundidade do amor de Deus por nós demonstrada em Sua morte substitutiva, então e somente então, diremos: "Não é que precisamos ajudar e amar o próximo. É mais do que isso. Nós desejaremos ajudar e amar." Ou seja, não faremos nada por que temos que fazer, mas sim, porque amamos fazer, porque entendemos que Cristo fez infinitamente mais por nós por amor e não por necessidade. Afinal, Ele não tinha necessidade de nada!

Alexandre Pereira Bornelli

COBRADORES!

Todos nós queremos um país ,cidade e uma igreja melhor. Para isto, cobramos atitudes dos canditados e dos pastores. 

Contudo, o que temos feito, além de cobrar? Temos buscado em Deus transformação em nossa própria vida, em nosso lar? Criticamos atitudes que nós mesmos fazemos em nossa vida? Diz um ditado: "antes de querer mudar o mundo, dê três voltas dentro de sua casa", não para corrigir erros dos outros, mas os próprios erros! 

E Jesus disse em Mateus 7:12:" Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam..." Esta é uma ordem ativa! Primeiro, devemos fazer e não esperar que façam por nós. A iniciativa primeira é nossa, de cada um de nós. E não nos cabe cobrar resultados dos outros. 

Devemos apenas fazer o bem porque este é o mandamento a cada um de nós! O que já fizemos hoje?

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 9 de setembro de 2014

O SOFRIMENTO FAZ PARTE DO PERDÃO.

Cristo nos perdoou. Mas, o que foi preciso Ele fazer? Ele precisou sofrer a morte, precisou assumir o dano, pagar a conta. Esse é o aspecto Legal do perdão: houve um dano e isso precisava ser reparado. E foi! 

Em nossos relacionamentos, o mesmo acontece. Quando ofendemos alguém ou somos ofendidos, existe o dano e ele precisa ser reparado. Temos duas opçôes: cobrar a dívida ou perdoar. Jesus perdoou nossa dívida, lembremo-nos disto! Então, quando perdoamos sofremos o dando.

Mas, vejamos, o perdão encerra aquele ciclo em que um fica culpando o outro. O perdão é divino! Olhando para o exemplo de Jesus, não podemos pensar que quem perdoa não sofre, porque sofre sim. Jesus sofreu. Mas, nosso sofrimento é curto, traz cura, paz duradoura e restaura nossos relacionamentos.

É como disse um irmão do passado: "Quer ter alegria por um instante; vingue-se. Quer ter alegria para sempre; perdoe". Todavia, o problema é que não queremos perdoar porque não queremos assumir o dano. Queremos que nos paguem cada centavo do que nos fizeram e isso tem nos causado sofrimento atrás de sofrimento! Que Deus nos capacite a perdoar assim como Ele nos perdoou em Cristo Jesus!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

VOCÊ ESTÁ CANSADO?

"VINDE A MIM, TODOS VÓS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS E EU LHES DAREI DESCANSO" - Mateus 11:28


Estas palavras de Jesus soam como um iniqualável alento para todos nós! Você está cansado? Do que? 

Nosso maior cansaço não é o cansaço físico e nem o mental, mas sim, o cansaço de tentar provar que somos bons e justos diante de Deus e das pessoas! Como isso nos destrói! Para esse cansaço espiritual não há férias que resolva. 

Somente quando confiamos realmente no sacrifício de Jesus, somente quando descansamos na obra consumada da Cruz, somente quando cremos que Ele viveu a nossa vida e morreu a nossa morte para que possamos então viver a nova vida, com a justiça de Cristo imputada a nós, somente quando não tentamos nos tornar justos por nossas próprias obras, é que vivemos descansados e satisfeitos com a vida, ainda que fisicamente estejamos cansados com nossas obrigações. Creia neste convite de Jesus!

Alexandre Pereira Bornelli

NOSSA VIDA É DIVIDIDA EM A.C e D.C.

O calendário é dividido em A.C e D.C (antes de Cristo e depois de Cristo). A vida da humanidade é dividida em A.C e D.C (antes da conversão e depois da conversão). E, a vida do cristão também é dividida em A.C e D.C (antes da confissão e depois da confissão) dos pecados.

Veja o antes da confissão, nas palavras e experiência do salmista no Salmo 32: "Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus contantes gemidos todo o dia". 

Agora, vejamos no verso 5, o depois da confissão: "Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões, e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado." 

Após a confissão, o salmista termina no verso 11 dizendo: "Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração". 

Antes da confissão, tristeza. Depois da confissão, alegria! Em qual situação você está: A.C ou D.C?

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

SENHOR, NÃO REALIZE MEUS SONHOS POR FAVOR!

Quantas vezes já pedimos para Deus realizar nossos sonhos? Não é de hoje que as pessoas tentam usar Deus para conseguirem alcançar seus desejos, que, na maioria das vezes, em nada glorificam o Seu nome. 

Por acaso, sonhamos em perdoar as pessoas como Deus nos perdoou? Sonhamos em ser mais humildes, mansos, longanimos, misericordiosos? Podemos, esporadicamente, desejar isso, mas essas virtudes cristãs são os nossos mais profundos desejos? 

Então, só nos resta dizer: "Senhor, transforma cada dia mais meu coração, livra-me de cair em tentação e pecar contra Ti. Senhor, me ajude a te amar mais, a te desejar mais que todas as coisas, a ter prazer em te obedecer e não em ter meus sonhos realizados; ensina-me a amar as pessoas incondicionalmente". 

O Salmo 73 inicia com Asafe comparando sua vida à dos ímpios. Parece que Ele queria que seus sonhos fossem realizados para que fosse materialmente mais próspero. No entanto, ao final, verso 25, já trabalhado por Deus, orou: "A quem tenho nos céus senão a Ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre." (NVI). Que assim oremos também!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

DESAFIO LANÇADO!

Banho de água gelada, fotos sem maquiagem e outros desafios que, provavelmente virão, não são tão difíceis de serem cumpridos perto do desafio da leitura bíblia e oração diária! Será que cumpriríamos o desafio (embora deva ser um dever/prazer) de parar por alguns bons minutos durante nosso dia (todos os dias) para ler, orar e meditar nas Escrituras? O salmista cumpria este desafio com amor e prazer, pois disse no salmo 119:97: "Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!" Desafie a si mesmo!

PRIMEIRO A BÍBLIA

A leitura que devemos fazer da Bíblia não é uma leitura questinandora, analisadora ou investigadora. Antes, é o Espírito Santo, através da Bíblia, quem primeiro questiona, analisa e investiga nosso coração. A Bíblia tem autoridade sobre nós e precisamos ouvir-la com fé primeiro! É por meio dela que o Espírito Santo esquadrinha e sonda mentes e corações. Portanto, ao lermos as Escrituras, leiamos "desarmados" e sedentes em ouvir a voz de Deus.

O COMEÇO NÃO É O FIM.

O começo não é o fim, por mais óbvio que isso seja! Martinho Lutero disse: "o reconhecimento do pecado é o começo da salvação". É o começo, mas não o fim!

A salvação não é apenas saber que se é pecador. Antes, envolve também o arrependimento e a fé em Jesus. É como uma pesquisa recente lançada no site UOL que concluiu que "45% das pessoas admitem estar acima do peso, mas apenas 16% fazem dieta". 

Com o pecado é a mesma coisa. Reconhecer-se pecador é o primeiro passo, sem dúvidas. Mas, arrepender e crer em Jesus deve ser o passo seguinte!

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 2 de setembro de 2014

DEUS NÃO ESTÁ MORTO! E VOCÊ, ESTÁ?

Tenho visto e até recebido mensagens assim: "Deus não está morto!" Ótima notícia! Deus, na verdade, nunca esteve morto! A questão é saber se nós estamos mortos. 

A Bíblia diz em Efésios 2, resumidamente, que nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Deus, sendo rico em misericórdia e com seu muito amor com que nos amou, nos deu vida! 

 Portanto, quem crê em Jesus não mais está morto em seus pecados! Jesus veio para nos dar vida e vida em abundância (João 10:10)! Quem crê em Seu nome, pode dizer dizer, mesmo nas horas mais difíceis, o que disse John Wesley em suas últimas palavras: "O melhor de tudo é: Deus está conosco". 

Ele veio para que creiamos em Seu nome, a fim de experimentarmos o que é a verdadeira vida! Você está morto?

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

CANTAR, PENSAR, ORAR E FALAR.

Cantar, pensar, orar e falar o que Deus é, fez e tem feito por nós é algo muito mais seguro, imutável e confortador do que cantar, pensar, orar e falar o que somos e o que temos feito por Deus. Por isso, lemos em Colossenses 3: "Pensai nas coisas do alto..."; Também, vemos nos salmos, os salmistas tendo segurança em manifestar os feitos de Deus!. Leiamos a Bíblia e deixemos ela nos moldar ao invés de tentarmos moldá-la com base no que somos e fazemos!

Alexandre Pereira Bornelli

QUAIS FORAM SUAS ESCOLHAS HOJE?

Mais um dia está acabando e será que podemos dar graças a Deus pelo que fizemos hoje? Mantivemos a fé e a boa consciência diante de Deus em tudo o que fizemos hoje? Fomos um bom testemunho do amor de Cristo diante das pessoas? Crescemos um pouco mais em nossa fé, temor e santidade mesmo nos divertindo, trabalhando, etc? Ou, simplesmente passamos o dia todo como se nem cristãos fôssemos? Se pudermos dizer como o salmista: "Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos" (Sl 119:30) então aproveitamos de forma correta o nosso dia!

Alexandre Pereira Bornelli

QUANTO AMO A TUA LEI!

QUANTO AMO A TUA LEI! É A MINHA MEDITAÇÃO, TODO DIA! Sl 119:97



Falar que amamos algo ou alguém não é tão difícil. O problema está em demonstrarmos esse amor em nossas atitudes. Porém, Jesus demonstrou de forma perfeita! Ele nos amou, enviando Seu único Filho para morrer em nosso lugar! Falou e fez! 

Todavia, mesmo nós que somos imperfeitos e pecadores, podemos com a graça de Deus, ter atitude semelhante. É isto que aprendemos com o salmista. Ele afirma amar a lei de Deus, mas qual a prova desse amor? A prova está no fato dele meditar todo dia nela! Que tenhamos esse mesmo amor a Deus e com as pessoas, ao ponto de falarmos e vivermos o que falamos.



Alexandre Pereira Bornelli