PENSAI NAS COISAS DO ALTO

quinta-feira, 31 de julho de 2014

PREDADORES OU PREGADORES DO EVANGELHO?



Muitas pessoas que frequentam igrejas evangélicas há anos podem se espantar com algumas expressões e palavras, pois nunca as ouviram de púlpito, embora sejam expressões que deveriam ser ensinadas e pregadas costumeiramente. 

Pastores e pregadores precisam alimentar o povo com toda a verdade de Deus e não ficar separando alguns alimentos espirituais mais "digestivos e saborosos". Por isso, dão tanta ênfase no amor de Deus e não em Sua ira santa, não em sua santidade e justiça que igualmente são atributos dEle. 

O fato é que estes ensinos são negligenciados porque alguns "pastores" acreditam que eles espantam as pessoas da igreja. Pensam mais ou menos assim: "o povo já sofre tanto durante a semana no trabalho, com preocupações financeiras, familiares e de saúde, que a igreja é um lugar para relaxarem". Nada mais trágico e cruel. 

A reunião da igreja é o lugar onde se deve ensinar toda a verdade para despertar o povo com relação a realidade da vida sem Deus, o que acontece com aqueles que ignoram a Deus e a Sua Palavra e os benefícios espirituais que têm aqueles que amam verdadeiramente ao Senhor. A Palavra consola é verdade, mas também confronta nossa vida e pecados! 

Contudo, existem muitos preDAdores do evangelho. São pessoas que mutilam o evangelho e negociam a Verdade para ter o povo nas mãos, não falando e ensinando toda a verdade, mas somente o que lhes interessa ensinar como forma de iludir e manipular a massa. 

Algumas destas palavras e expressões negligenciadas, seja por ignorância de quem prega ou por má fé mesmo (Deus sabe), são: pecado, inferno, santidade, confissão, arrependimento, regeneração, renúncia, ira de Deus, justiça de Deus, soberania de Deus e inerrância das Escrituras. 

Quem nunca ouviu estas verdades bíblicas não ouviu o evangelho de Jesus ainda! Não basta participar de uma igreja é preciso ser igreja, ser nascido de novo, crer em Jesus e daí sim, participar ativamente do corpo de Cristo onde se ensina TODA a Palavra de Deus com fidelidade à própria Palavra e com temor ao próprio Autor desta Palavra, o próprio Deus!

Alexandre Pereira Bornelli


VOCÊ JÁ PEDIU ISSO A DEUS?

Aprendemos com o livro de Salmos, que é legítimo orarmos a Deus pedindo que nos guarde de situações de risco e sofrimentos, embora, aprendemos também que as coisas fogem ao nosso propósito, mas não aos propósitos de Deus. Ele cuida de nós o tempo todo! 

Pedidos de livramento certamente temos feito durante nossa vida. No entanto, existe um pedido do salmista que talvez, nunca tenha feito parte das nossas orações, infelizmente. É o pedido do Salmo 19:13: "Também da soberba guardo o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão". Esta soberba pode estar ligada ao desrespeito atrevido e voluntário aos mandamentos de Deus, aos pecados conscientes feitos pela nossa arrogância. O soberbo se adora e, isto é o início de todo tipo de comportamento pecaminoso. 

Imaginemos por uns instantes se cada marido, cada esposa, cada filho, cada um de nós orássemos como o salmista! Quantos problemas iríamos ver solucionados em nossa vida e relacionamentos apenas por vigiarmos contra esse pecado! Ora, se Davi tinha essa preocupação de não ser dominado pela soberba, quanto mais nós se é que desejamos ficar livres de grande transgressão!

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 29 de julho de 2014

SUA VIDA ESTÁ FORA DO PROPÓSITO DE DEUS?

Ficamos indignados e condenamos, com razão, quando vemos pessoas usando carros, aviões, alimentos ou dinheiro público para projetos particulares. Mas, infelizmente, temos praticado aquilo que temos condenado. 

O que você tem feito com a vida? Mas, você poderá dizer: "a vida é minha é faço dela o que quiser". Não, a vida não é sua e nem minha. A vida pertence a Deus, nossa vida pertence a Ele! Tudo o que temos é dEle, embora Ele de nada precise (Salmo 50). 

Fomos comprados pelo precioso sangue de Cristo, não para vivermos para nós mesmos, mas para Aquele que morreu e ressuscitou por nós! (Gálatas 2:20). Somos mordomos, administradores de tudo: da vida, bens materiais, filhos, etc. Iremos prestar contas a Deus do uso que temos feito disso. A vida não é para ser vivida para a nossa glória, mas para a glória de Deus (I Coríntios 10:31).

Portanto, quando vivemos para nós mesmos estamos usando o dom da vida, que pertence a Deus, para viver para nossos projetos particulares, desconsiderando o objetivo maior que é a glória de Cristo. O que é isto senão pecado contra a ordem do Senhor?

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 28 de julho de 2014

SEJA UM CRISTÃO INDEPENDENTE!



O título é convidativo. A proposta parece irrecusável. Até hoje lutamos pela nossa independência em relação a Deus, buscada desde o Jardim do Éden. De lá pra cá, a busca tem continuado, embora sempre frustrada. João nos diz em seu evangelho que (15:5) "sem Ele nada podemos fazer".

Mas, existe uma independência na vida cristã que deve ser buscada por cada um de nós. Mas, infelizmente, neste ponto buscamos o contrário: queremos arrastar outras pessoas junto de nós. De qual independência nos referimos? Da independência da obediência. 

Devemos buscar reconhecer e arrepender dos nossos pecados independentemente se o outro também fará o mesmo; precisamos perdoar o outro independentemente se seremos perdoados ou se nos pedirão perdão; nossa obediência à Palavra de Deus deve ser independentemente se outros o farão. Isso não quer dizer que não estamos nos importando com a vida espiritual das pessoas. De forma alguma. Aliás, esse seria o caminho de Caim! 

O ponto aqui é que nessas práticas a bíblia nos exorta e ensina serem práticas de iniciativa individual.  Não podemos buscar tais práticas se o outro também as fizer. Não posso esperar meu cônjuge agir biblicamente comigo para que eu faça o mesmo. Não devo esperar que me perdoem ou mesmo que me peçam perdão, para perdoar, etc. Isso tem causado estragos nos casamentos, na vida comunitária da igreja e nos demais relacionamentos. 

Muitos estão dispostos a dar o segundo passo e não o primeiro. Eles apenas reagem ao que o outro fez. Caso contrário, nada fazem também. Todavia, somos chamados a irmos para cruz sozinhos, porque a cruz é algo individual, não cabem dois ou mais de uma vez ali. 

Por isso, oremos a Deus para obedecermos ao Seus mandamentos, que não são penosos, independentemente se outros o farão. Experimentemos praticar esse mandamento bíblico em nossa vida e veremos o poder salvador e restaurador da Palavra de Deus em nossa vida e relacionamentos! 

Isso, além de ser a vontade de Deus para cada um de nós, servirá também de testemunho para que outros, convencidos pelo Espírito Santo e não por nós, façam o mesmo. Devemos depender somente da graça de Deus para trilharmos pelo caminho da obediência.Vamos à prática?

Alexandre  Pereira Bornelli

sexta-feira, 25 de julho de 2014

VERGONHA X AMOR.

Na vida enfrentamos muitas situações em que a vergonha nos impede de fazer algo. Contudo, quando amamos algo ou alguém, a vergonha é superada, embora nem sempre seja extinta.

Em relação a Deus isso também acontece. A vergonha que temos de falar e testemunhar de Cristo está ligada ao nosso pouco amor por Ele. Quando não estamos convencidos da Verdade, da preciosidade que é ter a Cristo em nossa vida, nos envergonhamos diante das pessoas. Não falamos do que não acreditamos realmente. 

Vejamos o que disse o salmista no Salmo 119:46 a 48: "Também falarei dos teus testemunhos na presença dos reis e não me envergonharei. Terei prazer nos teus mandamentos, os quais amo. Para os teus mandamentos, que amo, levantarei as mãos e meditarei nos teus decretos". 

Notemos: a) o salmista não iria ficar com vergonha de falar de Cristo diante dos reis. Pensemos hoje, como agiríamos diante de uma autoridade do nosso país; b) o salmita repetiu que amava a Palavra de Deus, ele tinha prazer em meditar nela, porque a amava! Que peçamos ajuda do Senhor para amar a Deus acima de todas as coisas também!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 24 de julho de 2014

MORALISMO X CRISTIANISMO

Quando o apóstolo Paulo diz para sermos seus imitadores ele não disse apenas para imitarmos o que ele fazia. Isso seria ensinar técnica comportamental, ou seja, moralismo apenas. Mas ele nos alerta para amarmos quem ele amava: Jesus Cristo! Isso é cristianismo! Paulo fazia o que fazia porque ele amava a Deus! O fundamento de suas atitudes era seu amor e temor a Deus. Que assim seja na nossa vida também.

Alexandre Pereira Bornelli

NOSSA MAIOR NECESSIDADE: CONHECER A DEUS!

PENSAMOS QUE SOMOS UMA GERAÇÃO DE GÊNIOS!
Acreditamos que lendo um pouquinho, algumas frases, poucos versículos vez ou outra, assistindo um videozinho rápido no youtube, vivendo de acampamentos, já nos capacita a conhecer a Deus.
Os grandes homens de Deus foram pessoas que se dedicaram exaustivamente a conhecer a Deus na prática. Não conhecer apenas sobre Deus, mas o próprio Deus! (Oséias 6:3 – João 7:17)

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 23 de julho de 2014

JÁ ORAMOS DESTA MANEIRA?

Davi teve a coragem de fazer uma oração onde se apresentou diante de Deus totalmente exposto e disposto a mudar. Suas palavras estão registradas no Salmo 139:23 e 24: "Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno". 

Notemos a pessoalidade da sua oração. Ele não diz: "sonda o outro Senhor" e nem tampouco "vê os caminhos maus do outro Senhor (e aqui pode-se incluir cônjuge, filhos, amigos, amigos, etc). Ele era o problema. Ele, Davi, estava precisando e querendo mudança sem esperar mudança de mais ninguém! 

Quantas vezes oramos assim, desejando que Deus trate individualmente conosco, endireitando desde os nossos pensamentos até as nossas atitudes? Isto demonstra o quanto queremos crescer em maturidade e santidade com o Senhor.

Alexandre Pereira Bornelli

MAS DEUS...

Estávamos mortos espiritualmente. Vivíamos dominados pelos desejos pecaminosos. Não tínhamos liberdade para fazer o que queríamos, antes, éramos controlados pelo pecado. Vivíamos uma falsa liberdade. 

MAS DEUS mudou totalmente nossa vida. Ele não melhorou nossa vida parcialmente. Ele nos deu vida quando estávamos mortos em nosso pecado! E qual a razão de Cristo nos dar vida? O que fizemos para merecê-la? Nada. Foi unicamente por Seu muito amor e rica misericórdia em nosso favor. Ele nos amou quando estávamos mortos, sem qualquer reação positiva, sem qualquer atrativo e esperança. Nos deu vida juntamente com o Autor da vida, Jesus Cristo! 

Fomos salvos não por obras, mas por favor de Deus, o qual não merecíamos, pois éramos filhos da ira. E agora, estando vivos em Cristo, vivamos dando frutos de boas obras, de quem já foi salvo pela graça e, pela mesma graça, vive e demonstra fé e obras dignas de quem está vivo em Cristo Jesus!

Nunca nos esqueçamos deste "Mas Deus.." registrado em Efésios 2:4. Ele fez toda a diferença! Não foi "mas eu", "mas o pastor", "mas meu pai ou minha mãe", etc. Foi Deus, unicamente Ele que nos salvou e que pode te salvar também!
Leia Efésios 2: 1 a 10 e seja consolado e animado pela Palavra de Deus!

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 22 de julho de 2014

DEIXE DE OLHAR PARA SI MESMO.

O mundo nos convida a olharmos para nós mesmos a todo instante. Quer nos encher de orgulho, coragem, pensamentos positivos, quer que sejamos autoconfiantes, independentes, donos do próprio nariz. 
 
A Palavra de Deus, por sua vez, nos faz um convite muito mais sublime, mas que poucos têm aceitado. Ela nos convida a nos tirarmos do centro, a mudarmos nossos olhos de direção, a vermos outro alvo. Somos exortados a olharmos para Jesus! Assim diz o autor de Hebreus, capítulo 12, verso 2: "Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus....".
 
Comentando este versículo, Stuart Olyott, em seu livro - A Carta aos Hebreus bem explicadinha - diz que "é hora de todos agradecermos por aquilo que ele tem feito. Ele fez o que fez porque é quem é. Considere a Jesus. Pense nele. Encha a mente com pensamentos sobre ele. Deixe de pensar em si mesmo e fixe os olhos em “Cristo, Autor e Consumador da fé”.

Com isso, aprendemos duas grandes e importantes verdades: 1) precisamos reconhecer com gratidão tudo o que Jesus fez por nós e não, pelo que temos feito por Ele ou por nós mesmos; 2) precisamos aprender a pensar nas coisas do Alto, a encher nossos pensamentos sobre a Palavra de Deus, isto nos tornará humildes e confiantes no Autor e Consumador da nossa fé!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CONCORDAR NÃO É OBEDECER.

O pecado nos torna tão cegos para com a verdade de Deus e para com a nossa própria situação, que podemos ler e concordar com uma passagem da Bíblia que condena a glutonaria e continuar comendo desmedidamente; podemos concordar com o texto que abomina a fofoca e fofocar logo em seguida; concordar com o versículo que proíbe o ressentimento, ira, amargura e continuar ressentidos, irados e amargurados. Ficamos iludidos que o texto bíblico nunca é para nós e sim para o outro. Não resolve nada concordar com a Bíblia e não nos submetermos a ela. Não fomos chamados para concordar e sim, para obedecer as Escrituras!

JONATHAN EDWARDS: UMA LIÇÃO DE HUMILDADE!

Já fomos substituídos? Já recebemos aviso prévio em alguma empresa, sendo acusados por algo infundado? Nestas situações, qual foi ou seria a nossa provável reação? Indignação, ressentimento, vingança, e coisas do tipo?

Jonathan Edwards foi afastado de seu pastorado bem sucedido espiritualmente em Northampton por décadas, isso porque bateu de frente contra pessoas que estavam vivendo uma vida totalmente mundana e queriam tomar a ceia do Senhor. Ocorreu que famílias proeminentes lideraram muitos membros e afastaram Edwards do pastorado. Mesmo assim, no domingo seguinte a isto, ele pregou seu sermão de despedida dizendo que iriam prestar contas a Deus do que e como viviam. 

Acontece que de forma surpreendente, este gigante da fé não ficou com raiva, não quis o pior para aqueles irmãos. Ao contrário, demonstrou profunda humildade, permanecendo em Northampton por um ano, pregando ocasionalmente até que seu sucessor fosse encontrado. Muitos convites tentadores para outras grandes igrejas foram feitos a ele, mas ele recusou cada oferta. 

Quando seu substituto foi encontrado, Edwards aceitou um chamado para ser pastor e missionário entre os indígenas americanos. Lá ele pastoreou e pregou para 250 índios e uma dúzia de famílias inglesas. Como diz Steven Lawson, "numa ironia histórica, esse grande gênio intelectual comunicou o evangelho num ambiente humilde, num nível equivalente ao da quinta série, longe da observação pública, Edwards passou por altos e baixos. Ainda não é o fim. 

Uma família que lhe causou muitos problemas em Northampton, continuou perseguindo Edwards, difamando seu nome entre os índios. Resultado: a escola que Edwards cuidada entre os índios foi forçada a fechar e mais tarde a missão foi encerrada. 

Posteriormente, ele voltou para Princeton e foi empossado como terceiro presidente na escola com a maior influência da teologia ortodoxa nos Estados Unidos do século XIX.

Que Deus maravilhoso em preservar a fé e humildade deste homem de Deus, e que servo humilde e quebrantado! Que andemos neste mesmo caminho.

Texto extraído com base na leitura do livro AS FIRMES RESOLUÇÕES DE JONATHAN EDWARDS - Steve Lawson - Ed. Fiel.

Alexandre Pereira Bornelli

sábado, 19 de julho de 2014

RESOLUÇÃO Nº 7

RESOLUÇÃO Nº 7 - Resolvi nunca fazer qualquer coisa da qual eu devesse ter medo, caso esteja vivendo a última hora da minha vida.

Está foi a sétima resolução, dentre muitas, de Jonathan Edwards com relação a sua busca por Deus, rumo a santificação pessoal. É simplesmente impressionante lermos a biografia dele. Ficamos envergonhados, não por sua impecabilidade, longe disto, pois era pecador carente de Deus como qualquer um de nós. 

Porém, seu desejo por Deus, sua seriedade pelo evangelho nos constrange e o uso que ele fazia do seu tempo era algo extraordinário . Don Whitney escreveu que "a raiz de toda disciplina está no uso disciplinado do tempo. Sem essa disciplina, não há outras disciplinas...." Edwards considerava isso profundamente. Ele dedicava todo o seu tempo a fazer coisas que glorificariam a Deus. Isto lhe custava muitas renúncias, mas enormes prazeres.

Embora ainda jovem, Edwards vivia para a eternidade, pois não sabia o dia da sua morte e então, vivia como se fosse seus últimos momentos, por isso sempre perseguiu a santidade porque queria encontrar-se com Deus vivendo sua vida toda prestando-Lhe honra. Ele se via como alguém que era meramente despenseiro de seu tempo e que prestaria contas a Deus do seu uso. Que andemos pelo mesmo caminho com a graça de Deus.

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 18 de julho de 2014

DEUS É FIEL

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" I Coríntios 10:13

O texto ensina que não seremos jamais tentados com algo mais difícil do que podemos suportar. Deus, como um Pai amoroso, sabe de forma perfeita o quanto podemos suportar de tentação e não permite que sejamos tentados com algo insuportável. 

Por isso, paremos de nos rendermos à tentação, dizendo ser ela muito forte para nós. Deus é fiel ao que Ele mesmo disse, portanto, Ele não permitirá que isso aconteça. Caso não suportemos a tentação e venhamos a pecar, isso será por culpa exclusiva nossa, que não vigiamos e oramos o suficiente. 

E mesmo a tentação que Ele permite, nós precisamos orar pedindo que nos capacite a suportar, porque se estamos sendo tentados com determinada coisa é porque em Cristo podemos suportar. A nossa fé está sendo provada! 

Aprendemos que podemos ser tentados, o que não seremos é sermos tentados além das nossas forças. Aprendemos também que tentação não é pecado, mas cair ou entregar-se a ela, é. A tentação nunca vem sozinha, com ela vem o livramento de Deus para que a suportemos! Que consolo! E também, somos exortados a crer que todo livramento que temos na tentação é graça de Deus e não mérito nosso. 

Portanto, peçamos forças e vigiemos para não cair em tentação.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 17 de julho de 2014

NÃO SOMOS DO TAMANHO QUE PENSAMOS SER.

Nos achamos grandes, importantes e indispensáveis na vida até ficarmos diante de um Grand Canyon ou diante de alguma outra beleza natural, ou mesmo quando a doença nos atinge. Ali vemos quão pequenos somos.

Da mesma forma, precisamos estar diante de Deus, do Deus da Bíblia, estudá-lo, conhecê-lo, amá-lo, pedindo que Ele se revele à nós para que todo o o nosso orgulho pecaminoso de pensar que já o conhecemos suficientemente ou de que somos alguma coisa sem Ele, seja totalmente destruído nos levando a um quebrantamento e humidade diante da infinitude e eternidade do Deus Criador!

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O QUE PODE NOS CONSOLAR NA ANGUSTIA?

Problemas todo mundo tem, cristãos e não cristãos. Jesus nunca prometeu ausência de problemas, mas sim prometeu estar consoco em meio aos problemas (João 16:33). Então, qual a diferença de crer em Deus e em Sua Palavra? 

Dentre tantas diferenças, neste caso, a diferença é que ao passarmos por angústias e aflições, temos o socorro e consolo das Escrituras. 

Leiamos o que o Salmista afirmou no Salmo 119:50: "O que me consola na minha angústia é isto; que a tua palavra me vivifica". Nada mais consolava o salmista. Não era dinheiro, sucesso, riqueza, fama, nada disso. Quando ele passou por problemas somente a Palavra de Deus o consolou! Conosco não será diferente! 

Ninguém será melhor consolado do que aquele que busca com fé e que se coloca humildemente diante da Palavra de Deus. Pode ser que os problemas permaneçam por um tempo ainda, mas, certamente o consolo dado por Deus nos acompanhará e sustentará por todo o tempo, nos vivificando quando estivermos nos sentindo mortos diante das aflições. Tende bom ânimo diz Jesus!

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 15 de julho de 2014

O QUE NOS APROXIMA VERDADEIRAMENTE UNS DOS OUTROS?

Erramos ao pensar que o que pode nos manter em comunhão uns com os outros é o mesmo esporte praticado, o mesmo hobby desfrutado, a mesma situação financeira, os mesmos problemas sofridos ou os mesmos desejos terrenos buscados. Essas coisas aproximam os descrentes também! Isto é o que é comum entre eles.

No entanto, são laços frágeis que são desfeitos por muitos motivos. Mas, e quanto à nós cristãos? O que nos torna verdadeiramente comum? O que nos une realmente? O que nos aproxima e nos mantém unidos não são coisas terrenas, mas sim o sangue de Cristo, a pessoa de Jesus! 

Podemos participar de grupos específicos de determinadas atividades, mas isso não quer dizer necessariamente comunhão em Cristo. Somente através de crermos na morte e ressurreição de Jesus é que desfrutamos de verdadeira comunhão! 

Tudo o mais pode nos manter ativamente próximos, mas nossa comunhão espiritual deve e somente pode acontecer em Cristo! Somente por causa dEle, pessoas que gostam de coisas diferentes, que têm culturas diferentes, mesmo pessoas que nunca se viram antes, ou mesmo pessoas que compartilham dos mesmos gostos, podem experimentar comunhão verdadeira. O que nos une é o amor de Deus derramado lá na cruz! E isto é indestrutível!

Alexandre Pereira Bornelli

PECADO DE ESTIMAÇÃO!

Muitas pessoas possuem animais de estimação, os quais são tratados com todas as regalias e cuidados, causando inveja até mesmo nos filhos. 

Porém, o problema maior é quando temos algum pecado de estimação. Sim, isto é possível. Talvez, temos evitado pecados notórios que a própria sociedade reprime, como roubo, violência, brigas, etc. 

Mas, pode acontecer de gostarmos de pecar em algumas áreas mais discretas, porém não menos pecaminosas diante de Deus. Quem sabe a ira, glutonaria, fofoca, narcisismo, orgulho, pornografia podem estar sendo cultivadas em nosso coração carinhosamente. 

Entretanto, o salmista declarou guerra contra todo tipo de pecado em sua vida, ao dizer no Salmo 119:133: "Dirige os meus passos, conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine". 

Notemos as seguintes verdades: a) Nossos passos precisam ser dirigidos pela Palavra de Deus ou então serão dirigidos pelo pecado; b) devemos conscientemente orar para que Deus nos ajude, a fim de que nenhum pecado nos domine e, c) o pecado domina, ele não apenas destrói como também quer ser senhor de nossa vida, determinando nossos passos, pensamentos e condutas. 

Que tenhamos o mesmo zelo por uma santidade assim como o salmista tinha!

Alexandre Pereira Bornelli

MEDO OU TEMOR DE DEUS?

É possível que tenhamos mais medo do que temor de Deus. O medo nos leva a um relacionamento frio e de desconfiança de Seu caráter e, consequentemente, ao nosso afastamento dEle. O temor, ao contrário, nos leva a uma maior confiança em Suas promessas, a reverência diante de Sua majestade, a nossa obediência aos Seus mandamentos e a termos prazer em nos relacionar com Ele!

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 14 de julho de 2014

POR QUE VAMOS AO CULTO?

Se perguntássemos individualmente qual a razão de irmos a reunião da igreja, ouviríamos diversas motivações. Uns vão por costume, outros por interesse pessoal, etc. 

Porém, deveríamos ter todos uma única razão: cultuar a Deus, reconhecer sua bondade, misericórdia e a louvá-lo pela grande salvação em Cristo Jesus!

NÃO TENTE SE DIVIDIR!

Não tem como desvincular nosso culto a Deus de nossa vida! Gente que tenta viver uma espiritualidade nas reuniões ou em alguns poucos momentos da vida, sem ter a realidade espiritual, o temor a Deus e a santidade em sua vida normal peca contra Deus! Caim tentou fazer isso e não foi aceito. 

Primeiro, Deus o rejeitou e depois, consequentemente, sua oferta foi rejeitada (Gn 4). Não tem como Deus se agradar do culto que prestamos a Ele, se a nossa vida não está de acordo com o que a Bíblia prescreve! Deus sonda nossos corações, motivações e desejos profundamente. 

Em contraste, Abel foi aceito e consequentemente, sua oferta também foi! A lição é: Deus quer um coração e uma vida toda comprometida com Ele e não apenas momentos de culto e de adoração sem realidade.

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 11 de julho de 2014

E NA SEGUNDA FEIRA, CONTINUO CRENDO?

A prova de que fomos verdadeiramente impactados com a pregação da Palavra de Deus, não pode ser medida simplesmente pela nossa reação momentânea na hora do culto. 

Quando a mensagem pregada causa impacto em nossos corações, seus efeitos se estendem nos dias da semana em tudo o que iremos fazer. 

Somente quando a mensagem nos leva a mudanças em nossa casa, trabalho, amizades, negócios, relacionamentos e lazer é que podemos afirmar que realmente cremos na palavra que foi pregada e que a Palavra de Deus está viva em nossos pensamentos, porque está determinando nossos comportamentos diários.

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 10 de julho de 2014

COMEÇE O SEU DIA OCUPADO.

Geralmente acordamos atrasados e preocupados com o que teremos que fazer no dia e na semana. A vida tem sido uma corrida ininterrupta. 

O que fazer? Abandonar as responsabilidades? Ser negligente? Nada disso. A ideia é que, primeiramente, nos ocupemos com as coisas do Alto. Ao acordarmos, iniciemos o dia pensando e orando sobre nossa necessidade de santificação pessoal, pedindo sabedoria do Alto para viver o dia com temor diante de Deus em tudo o que fizermos. 

Começar o dia lendo a Palavra e orando, nos fará viver cada segundo para glória de Deus, desfrutando do dia que Ele nos deu no trabalho ou onde quer que seja de forma correta. Lançemos sobre Deus nossa ansiedade do dia porque Ele tem cuidado de nós!

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 9 de julho de 2014

QUEM NÃO ORA

Aquele que não ora, não consegue desamarrar sua mente das coisas deste mundo e amarrá-la nas coisas do Alto, não consegue ter esperança de vida eterna em meio a fragilidade e banalidade da vida no mundo de hoje, não tem consciência viva de que a vida pertence a Deus, não consegue manter acesa a esperança da volta de Cristo e não mantém limpo o canal de comunhão com o Senhor, além de muitas outras coisas. Oremos sem cessar!

terça-feira, 8 de julho de 2014

É SÓ COMEÇAR.

Ter projetos não é o nosso problema, mas sim começá-los e terminá-los. Essa frase "é só começar" é traiçoeira porque se por um lado ela indica algo tão perto de se fazer, por outro, ela ainda indica que nada começou a ser feito. 

Por exemplo: tem muita gente que sabe que precisa emagrecer ou parar de fumar e fica dizendo: "é só começar tal tratamento que consigo". No entanto, estão dizendo isto há anos! Nunca começam! 

Na vida cristã acontece o mesmo. Dizemos: "é só começar a ler a Bíblia, a orar, a ir nas reuniões, a confessar pecados, etc" que minha vida pode ser transformada. É verdade, pois o Espírito Santo de Deus usa estas coisas para nos transformar. Mas, é preciso começar! 

Corremos o risco de nos enganarmos a vida toda com esta frase - é só começar. O dia de Deus se chama hoje, o dia do diabo se chama amanhã. Não procrastinemos mais. Que Deus nos ajude a obedecer aos seus mandamentos no dia que se chama hoje! Estamos prontos?

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 7 de julho de 2014

CINCO VERDADES BÍBLICAS PARA OS JOVENS.




Enumerar as questões importantes da vida cristã é algo sempre perigoso, pois são inúmeros os assuntos que exigem nossa observação e fé. Mas, se precisássemos escolher cinco importantes tópicos importantes na vida de um jovem cristão, arriscaria esta lista.

1) A juventude passa. Isso não quer dizer que se deve viver a juventude inerte, esperando a velhice. Mas sim, vivê-la consciente de que ela não é eterna e que é a época de desenvolvimento maior do caráter cristão.

2) Jovens também morrem. Todos os dias vemos pessoas novas, estudantes, formandos, vestibulandos, pessoas ainda novas morrendo seja de doença ou acidentes. Se você morresse hoje, como se apresentaria diante de Deus? Você tem desperdiçado sua juventude ou tem vivido para a Glória de Deus?

3) Ser jovem não é ter imunidade para pecar ou ser beneficiado com menos rigor no dia do julgamento final. Não haverá uma fila separada diante do Senhor escrita: "Fila para os jovens, aqui haverá menos rigor". Não, isso não haverá. Deus exije santidade, arrependimento e pureza dos jovens como de qualquer outro cristão. Como está sua vida sexual, moral, mental e física?

4) Jovem cristão também se diverte. É um erro achar que não tem graça ser jovem cristão, porque não se pode fazer nada de bom. O problema é quando nosso conceito de "bom" não procede de Deus, mas sim do mundo! Salomão diz em Eclesiastes 11:9 para o jovem se alegrar, mas sempre com a consciência de que prestará contas diante de Deus de como viveu. Seja alegre, sonhe, case, namore, estude, trabalhe, mas sempre como resultado de seu amor e fé em Deus! Faça tudo para a Glória do Senhor!

5) Jovem precisa amadurecer. Hoje existe uma enormidade de jovens querendo responsabilidades de crianças mas tratamento de adulto. Demostram imaturidade, carnalidade, sensualidade, infantilidade em tudo, negligenciam caráter, estudos, profissão, casamento, igreja, santidade e ainda querem desenvolver na vida com Deus e o respeito da sociedade. Afinal, a idade por si só não amaurece ninguém, existem milhares de velhos e velhas sem pudor, sem qualquer crescimento e amadurecimento cristão É o temor a Deus que nos amadurece e nos faz viver a vida de forma correta em todas as fases dela.

Pense nisso. Lembra-te do Teu Criador nos dias da tua mocidade. E isto, é muito mais do que saber que Ele existe. Antes, é temer o Seu nome, é amá-Lo, é dedicar a Vida a Ele e viver para a Sua Glória. Que Deus o abençoe nisto.

Alexandre Pereira Bornelli