PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 30 de maio de 2014

COMO FALAR CORRETAMENTE?



Temos buscado realizar com êxito, grandes feitos durante toda a nossa vida. Queremos acertar num bom emprego, no casamento, na criação de filhos, nos estudos, no namoro e por ai vai. Todavia, temos negligenciado a importância de acertar no uso de nossas palavras! Precisamos saber não somente o que falar, mas também, o momento certo para falar. 

É o que diz Provérbios 15:23: "O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!" Falamos com sabedoria quando falamos oportunamente diz Matthew Henry. Falar boas palavras na hora errada faz um estrago considerável. Falar com sabedoria, por outro lado, fará bem às pessoas e ajudará na resolução do diálogo. 

Como dar resposta adequada e falar no momento certo? Orando e pedindo sabedoria de Deus e tendo discernimento para obedecer. Ficar calado faz menos mal do que falar a coisa certa no momento errado. Mas, o certo mesmo é falar as palavras corretas no momento correto! Que o Senhor nos ajude!

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 27 de maio de 2014

O QUE TEMOS DITO SOBRE DEUS EM NOSSO CORAÇÃO?

"Diz o insensato em seu coração: não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação: já não há quem faça o bem." (Sl 14:1)

E nós, o que temos dito sobre Deus em nosso coração? Que não há Deus? Que há Deus, mas que Ele não age, que está distante e é indiferente? Que há Deus, mas que não precisamos crer nELE? Ou, que há Deus e que Ele é o Senhor da história e que tudo acontece conforme Sua soberana vontade e que iremos prestar contas a Ele da nossa vida?

Observemos o texto de salmos, pois conforme se crê no coração, se vive na prática. O texto diz que o insensato crê que Deus não existe e isso o faz viver praticando abominação. Portanto, cuidemos das verdades que temos crido, pois elas determinam nossas atitudes! Como se crê, assim se vive na prática!

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 23 de maio de 2014

SOCORRO, SENHOR!

Quantas vezes já oramos pedindo por socorro a Deus e quais foram os motivos? Provavelmente, nossos clamores eram por livramento pessoal ou familiar e não há nada de errado nisso. 

Entretanto, no Salmo 12:1 lemos: "Socorro, Senhor! porque já não há homens piedosos; desapareceram os fiéis entre os filhos dos homens". O salmista estava aflito e clamando pela falta geral de temor a Deus! 

Não podemos nos preocupar somente com ameaças contra nossa vida ou de nossa família, mas também quando vemos que o povo está se afastando dos caminhos do Senhor. Isso é lutar contra o nosso egoísmo e individualismo de pensar: "se minha família e amigos estiverem bem é o que importa".

Clamemos por socorro ao Senhor para que Ele desperte mais pessoas a temerem somente o Seu nome!

Alexandre Pereira Bornelli

NÃO SABEMOS PELO QUE ORAR?

Talvez, hoje, pensamos não ter motivos para orar a Deus, pois não aconteceu nada de extraordinário. Engano nosso! Veja a razão diária que temos para orar, conforme nos ensina o salmista: “Jamais me esquecerei dos teus preceitos, pois é por meio deles que preservas a minha vida.” (Sl 119:93). Estamos vivos? Então agradeçamos ao Senhor, pois somos preservados pela Sua Palavra!

Alexandre Pereira Bornelli

TEMOS ESCOLHAS OU NÃO?

Não esperemos de Deus o que nós mesmos temos que fazer. É Deus quem dá o ponta pé inicial, quem conduz o jogo e também quem apita o final da partida. Entretanto, não somos como jogadores de pebolim. Deus nos deu vida, movimento, fé, inteligência, etc. 

Não podemos esperar que Deus creia por nós ou que Ele nos pegue pelo colarinho e nos arraste para fora do pecado, por exemplo. Somos nós que temos que fugir da impureza e das paixões carnais (I Cor. 6:18 e II Tm 2:22), bem como seguir a santificação (Hb 12:14), capacitados por Ele é verdade, mas é nossa responsabilidade fazer isto. 

O salmista sabendo disto, fez sua escolha pela graça do Senhor: "Escolhi o caminho da fidelidade e decidi-me pelos teus juízos" (Sl 119:30). E nós, o que temos escolhido para nossa vida?

Alexandre Pereira Bornelli

PARE DE CONTABILIZAR RESULTADOS.

Jesus não era atraído pelas multidões, mas sim Ele mesmo que as atraía. Ele nunca buscou popularidade, nunca se impressionou com numero de seguidores e jamais buscou fama para Si mesmo. 

Veja o que diz Mateus 5:1: "Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;" O que Jesus fez quando as multidões se aproximaram? Subiu ao monte e passou a ensinar somente aos seus discípulos. 

Hoje em dia, por um numero inexpressivo de seguidores, até mesmo virtuais, corremos o risco de ficarmos orgulhosos e procurarmos um método cada vez mais pragmático para atrair novos seguidores aumentando nossa popularidade. Que carnalidade a nossa! Queremos ibope, números, clicks, compartilhamentos, etc. Nada há de errado se isso acontecer naturalmente. Mas, o problema é quando isso passa a governar nossas motivações. 

Quantidade não representa, necessariamente, qualidade em nada na vida cristã (Pv. 15:16,17). Continuemos a pregar e a escrever para a expansão do evangelho e para a glória de Deus! Os resultados? Estes pertencem exclusivamente a Deus!

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 22 de maio de 2014

EXISTE LUGAR ESPECÍFICO PARA ORAR?

Não importa a nossa situação, nem o lugar que estamos, se clamarmos a Deus com sinceridade, confiando nELE, certamente Ele nos ouvirá! Jonas orou na escuridão do ventre do grande peixe e foi ouvido, o salmista orou: "Das profundezas clamo a ti, Senhor..." (Sl 130:1). Em contrapartida, o fariseu orou em lugar visível e tranquilo, mas não foi ouvido porque orou de si para si mesmo. Então, qual é a nossa situação hoje? Está tudo escuro? Sentimo-nos nas profundezas? Não olhemos para as circunstâncias, mas olhemos com fé para Deus! Oremos pedindo ajuda e consolo que Ele nos ouvirá.

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 21 de maio de 2014

EM OBRAS.

É comum ouvirmos cristãos dizendo que estão "em obras". Sim, estamos em obras, não estamos plenamente santificados, trabalhados e conformados ao caráter de Jesus. Nesta vida, essa obra nunca terá fim. 

Deus começou a boa obra em nós, mas se não estamos sendo edificados e santificados a cada dia, se a obra da santificação está parada, empoeirada e nossa vida cheia de entulhos mundanos como antigamente é sinal de que o construtor e edificador não é Jesus e sim a religião, o moralismo ou legalismo. Quando Cristo começa algo, esse algo nunca para, pois Ele é fiel para completa-la!

Alexandre Pereira Bornelli

A ORAÇÃO É O PRIMEIRO SINAL

A oração é o primeiro sinal do dia em que devemos manifestar nosso cristianismo. Por que um ímpio não ora? Porque ele não crê no verdadeiro Deus, e porque ele julga ser independente e capaz de viver por si mesmo. Então, ao orarmos, manifestamos nossa fé e amor a Deus e também nossa dependência dEle.

Alexandre Pereira Bornelli

OS DOIS LADOS DA MOEDA CHAMADA FACILIDADE.

Há algum tempo, comprávamos menos, víamos menos televisão, etc. Qual a razão? Tínhamos que ir até as coisas para consegui-las. Hoje, isso não é mais preciso. As coisas vêm até nós com extrema facilidade. Quase comprei excelentes livros cristãos agora; detalhe: livros que não estava procurando, não precisava e não podia comprá-los no momento. Fui "salvo" no último instante! 

Mas, então, qual a razão de quase ter comprado? Recebi ofertas por email. E assim acontece a todo instante e com todas as coisas lícitas e ilícitas. Precisamos de muito cuidado pra não sermos vítimas de ofertas, propagandas e convites, mesmo que sejam de produtos lícitos, mas que apelem para nosso consumismo e desejos por ter, possuir e comprar sem finalidade e necessidade. Isso também faz parte do nosso cristianismo: o domínio próprio, que é fruto do Espírito, em relação ao consumismo!

Alexandre Pereira Bornelli

FÉ NÃO É PROBABILIDADE

FÉ NÃO É PROBABILIDADE. É certeza! Certeza da morte e ressurreição de Jesus; certeza da vida eterna; certeza de que Cristo morreu por nós e nos salvou. A fé verdadeira está ligada a Jesus Cristo e em Sua verdade, ou seja, em Sua Palavra que é a verdade (João 17:17).

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 16 de maio de 2014

ESTAMOS FRAGMENTADOS!



Quem é você? Não adianta dizer seu nome, sua origem familiar, no que crê, onde trabalha, etc. Isso não te representa mais. Vivemos numa triste época em que somos como carnes de açougue: valorizados pela exposição de partes do nosso corpo! A vulgaridade virou epidemia. Não somos mais considerados ou valorizados por sermos íntegros, pelo caráter. 

Atualmente, somos “aquele de barriga sarada, de braços fortes, zero de gordura, peitoral dividido, costas largas”, ou, “aquela de pernas grossas, cintura fina, sem celulites, com silicone, cabelos pintados, barriga negativa, etc.” Hoje em dia, ao perdemos esses “atributos” que tanto se idolatra, perdemos nossa importância e significado. A que ponto chegamos: estamos fragmentados!

 Escute as músicas da nossa geração, que tragédia! É uma lista de idolatrias pelas partes íntimas ou mesmo músculos, magreza, barriga, etc. São letras que induzem a pornografia, orgia, desrespeito, promiscuidade, violência e muitos outros males. Pelas músicas, propagandas, outdoors a impressão que se tem é que somos vistos como os cachorros e lobos enxergam um frango quando estão com fome nos desenhos animados, pois não ao olharem um frango vivo, só enxergam uma deliciosa coxa assada ambulante! Viramos objetos. 

Não nos preocupamos mais em sermos pessoas íntegras e sim, em termos partes do corpo que causem inveja, ainda que o resto esteja uma porcaria. Até quando vamos aceitar essa mutilação e esse esquartejamento? É inegável que temos um corpo e que devemos cuidar com moderação dele, mas não nos resumimos a ele.

Fomos criados por Deus como seres que tem interior e exterior. Deus nos fez assim, não para que idolatremos um e abandonemos outro. Devemos cuidar de ambos sem usar nenhum deles para fins pecaminosos ou sensuais. 

Aliás, a Bíblia diz em I Timóteo 4:8 que “o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade em tudo é proveitosa porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de vir” O exercício tem seu valor, mas comparado com a piedade, ele perde seu glamour. Quem é você?

Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 15 de maio de 2014

PENSE



Se você ganhasse uma caixa de ferramentas totalmente completa, tendo tudo o que se se possa imaginar para consertar perfeitamente qualquer problema. Pronto. 

Agora, pense que surgiu um problema. O que você deve fazer? Abrir sua caixa de ferramentas, usá-las e resolver o problema. Mas, estranhamente, ao contrário disto, você ignora a caixa e tenta resolver o problema usando outra coisa imprópria e ineficiente que achou jogada por ai ou que alguém lhe disse ser boa. Seria um absurdo não é mesmo? 

Mesmo com o exemplo acima sendo pobre, pensemos: então, por que abandonamos a Bíblia que é inspirada por Deus e útil para o nosso ensino, repreensão, correção e educação na justiça, nos aperfeiçoando para toda a boa obra? (2 Tm 3:16). 

Por que abandonamos a leitura bíblica, a pregação bíblica, canções bíblicas, aconselhamentos bíblicos, orações bíblicas, etc? Por que deixamos de ser cristãos bíblicos? Retornemos à Bíblia urgentemente, pois somente nela encontramos tudo o que precisamos.

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 14 de maio de 2014

VOCÊ JÁ DEU “CARTEIRADA” NO PECADO?

É comum pessoas aprontarem barbaridades, cometerem crimes e infrações e quando pegas pela polícia, dão a famosa "carteirada", dizendo ser isso ou aquilo, amigo de fulano ou filho de sicrano. Tais infratores pensam que por exercerem determinada função ou, por serem filhos ou conhecidos de alguém importante na sociedade estão impunes. Isto reprovável. 

Entretanto, a questão é sabermos se temos feito o mesmo na vida cristã. Como isto acontece? Muitos vivem na prática do pecado, curtindo a farra da sensualidade e depois, quando as consequências chegam, alegam até mesmo em orações que são filhos de Deus e que, portanto, não podem sofrer as consequências. Isso é “carteirada” pura. Não vale de nada. Nada mais absurdo. 

O fato de sermos cristãos não nos da o direito de viver na prática do pecado e depois correr perto do nosso Pai em oração, para que ele então assuma a bronca, varrendo nosso pecado para debaixo do tapete. O que a Bíblia ensina é o contrário. Em Romanos 6, Paulo ensina que não podemos viver no pecado, pois foi para ele que nós morremos com Cristo. 

É certo que ainda pecamos, mas é certo também que o pecado é cada vez mais esporádico em nossa vida e tão logo pecamos, buscamos o arrependimento. E mesmo assim, mesmo perdoados, colhemos as consequências que servem até mesmo pedagogicamente para nos refrear diante de nova tentação. O que plantamos, colhemos. 

Nossos pecados, mesmo perdoados, trazem sim consequências terríveis para nossa vida, família e toda a igreja. É o que diz Gálatas 6:7: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; aquilo que o homem semear, isso também colherá". Que nos lembremos também do caso de Acã quando roubou a capa babilônica e todo o povo de Israel sofreu! 

As consequências chegam! Davi pecou com Bate-Seba, foi perdoado, mas sofreu duramente perdas e tragédias em sua família. Finalizamos com o ensinamento sempre didático e bíblico de John Stott: “O que semeamos em nossas mentes, colhemos em nossos corações”.  

Chega de “carteirada” e comecemos a buscar genuíno arrependimento e a nos comportar como legítimos filhos de Deus se é que realmente somos cristãos. Quem diz estar nele, deve andar como Ele andou, diz João.
Alexandre Pereira Bornelli