PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A IGREJA É O SEU LUGAR?



Já ouvimos por ai pessoas dizendo: "fulano tem tudo de bom, só falta ser crente". Para esse fulano ser salvo, falta-lhe simplesmente tudo! Igualmente, têm muitos que amam certos pregadores que são carismáticos no púlpito, alegres, descontraídos, com boa oratória, mas que só faltam pregar a Palavra de Deus com temor e fidelidade. Para tais, falta-lhes tudo! 

Geralmente quando pregadores fazem brincadeiras, piadas, contam testemunhos pessoais, histórias engraçadas no púlpito, demonstram estarem vazios da Palavra de Deus. Diante da preciosidade da Palavra de Deus não se tem outra coisa a pregar senão ela mesma. Foi isto que disse o "príncipe dos pregadores" Spurgeon, que sem a Palavra de Deus, ele não tinha absolutamente nada para dizer. E como tem “pregadores” modernos que pregam até alguém sugerir que usem a Bíblia!

São pessoas que querem divertir o público, que não estudam profundamente a Bíblia, que são preguiçosos, que não gastam tempo no texto bíblico e em oração e que não são dignos do púlpito, segundo Spurgeon. Hoje se tem muitos pregadores que aprenderam apenas técnicas de como falar em público e por isso podiam fazer palestras para empresariais, mas jamais pregarem a Palavra de Deus. 

Não possuem temor de Deus, fazem piadas, pregam auto-ajuda sendo que nossa ajuda vem do Alto, querem fama, seguidores, procuram divertir e falar o que o povo quer ouvir e não o que a Bíblia tem a dizer. O que caracteriza um pregador não são suas qualidades pessoais, mas sim seu compromisso com Deus e sua fidelidade à Palavra. Portanto, seja criterioso. 

Ouça aqueles que amam a Cristo de verdade, que são discípulos de Jesus em sua vida pessoal, que dão testemunho de vida de que foram alcançados e transformados pela graça de Deus. Para quem gosta de ouvir coisas engraçadas, que gostam de  sentar para dar risada e relaxar, não querendo ser confrontado pela Verdade de Deus, não desejando arrependimento e confissão de pecados, a igreja não é o lugar ideal. 

Ouça pregadores que são arautos de Deus, que pregam com humildade e fidelidade a Palavra da Verdade e não o que pensam ou outra coisa qualquer, pois quem assim o faz, segundo Spurgeon "é um mensageiro de Satanás na condenação das almas dos homens" (O Foco Evangélico de Charles Spuregon - autor Steve Lawson, pag. 48).

Alexandre Pereira Bornelli

PULAR OU NÃO PULAR O CARNAVAL?



Existem dilemas na vida cristã, pois muitas coisas são lícitas, mas não nos convém praticá-las. O carnaval é uma delas? Não. É fácil saber se devemos ou não participar do carnaval. Paulo diz em Romanos 8: 8 que “os que estão na carne não podem agradar a Deus” e em I Tessalonicesses 5: 17, diz: “Em tudo daí graças, pois esta á vontade de Deus”.
 Ora, o carnaval é uma festa da carne pecaminosa, um banquete ao pecado e um oásis para os que estão desejam curtir o que deveriam reprovar. Ou como dizem por ai: “Vai pular carnaval? Não esquece de levar a máscara que você usa na igreja”. Por caso existe alguma coisa que se faça no carnaval que glorifica a Deus? É um lugar onde a santidade é buscada, onde a sensualidade é evitada e onde o sexo é visto do ponto de vista de quem o criou, ou seja, de Deus?

 É possível agradecer a Deus pelo carnaval e por tudo que acontece ali? Claro que não. Então, o que um cristão quer num ambiente desse? Que prazer há em festejar o que devemos mortificar? Que alegria existe num lugar onde a Palavra de Deus é desprezada? Então, qual é a dúvida se um crente verdadeiro deve ou não participar do carnaval? Está tudo tão claro. A própria dúvida é um atestado de que o evangelho ainda não o alcançou. 

O motivo de crentes não participarem desta festa pagã não deve ser por não gostarem de aglomeração, de bebidas, barulho, etc. Para evitar estas coisas não precisa ser cristão. Todavia, existe uma nobre razão para um cristão fugir desta festa, e ele está em Deus, em seu amor por Jesus Cristo, no desejo de agradá-lo, tendo uma vida que busca a santidade sem a qual ninguém verá o Senhor.
Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

EXAMINE TUDO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS



A todo instante recebemos emails maliciosos do tipo: "depósito feito em sua conta, clique no comprovante". Porque os títulos desses e-mails são atraentes? Óbvio, senão, ninguém cairia no golpe! 

E por que esperamos que as tentações venham sem qualquer atrativo? Quanta ingenuidade a nossa! Precisamos filtrar as informações, músicas, convites, piadas, livros com o a Palavra de Deus. “Engolimos” muita porcaria porque ficamos distraídos e somos negligentes espiritualmente, embora sejamos cuidados tecnologicamente. 

Uma simples letra de música, uma propaganda rápida, um filme, novela, programas de TV, outdoors, conversas, piadas e imagens aparentemente inofensivas podem esconder o pecado. Podemos estar nos deliciando com a nossa própria desgraça espiritual. Tiago 1: 14 e 15 diz: “Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz; então a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” 

Sabemos que somos totalmente fracos diante da tentação, mas precisamos admitir que temos nosso "calcanhar de Aquiles" que sempre nos derruba. Qual é o seu? Atenção, pois a tentação não vem de forma ridícula, repugnante e sem oferecer prazer, ainda que temporário. 

Portanto, precisamos permanecer atentos e ter a Palavra de Deus viva em nossa mente, estarmos cheios do Espírito Santo  para detectarmos, com a graça dEle, tudo o que possa nos levar a pecar.

Alexandre Pereira Bornelli

O QUE ESTARÁ SOBRE O SEU CAIXÃO?

É comum vermos em funerais as pessoas tentando minimizar a dor da perda ou honrar o falecido colocando sobre o caixão o que ele mais amou na vida. 

Dentre alguns objetos, já vimos camisetas de time de futebol, bandeiras de países, camisas com estampas do que a pessoa mais amava fazer na vida e até o caso recente de uma pessoa que, após falecer teve seu corpo preparado para ficar em posição de pilotagem e foi sepultada em cima de sua moto. Isto é muito triste. Afinal, é resumir a vida toda pessoa em um único objeto incapaz de lhe aproximar de Deus.  

Porém, nem todos funerais são iguais. Sobre o caixão de Charles H. Spurgeon, o "príncipe dos pregadores", considerado como o maior pregador da Inglaterra do século XIX e tido como pregador mais proeminente de qualquer século, colocaram uma Bíblia aberta em Isaías 45:22, texto que o levara à fé salvadora em Cristo quando ele era ainda adolescente. 

Assim diz o texto bíblico: “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”.  Que testemunho cristão de valor inestimável que este homem deixou para todos nós. Foi perceptível seu amor por Deus e por Sua Palavra. Quem dera vivêssemos com este mesmo amor por Cristo! 

O que as pessoas colocarão sobre nosso caixão? Será alguma coleção de objetos que fizemos; nosso extrato bancário; livros; títulos profissionais; escrituras de imóveis; um currículo invejável; roupas caras; sapatos da moda; materiais esportivos; maquiagens; alimentos; bebidas; cremes para beleza; potes de proteínas para os músculos; aparelhos eletrônicos; carros; motos; bicicletas e tantos outros objetos?   Pior do que ser sepultado deixando esta triste mensagem é viver  esta triste realidade, amando estas coisas e deixando a Palavra de Deus de lado. 

Que possamos ser definitivamente ganhos por Cristo para amarmos e vivermos amando e obedecendo Sua santa Palavra! Veja o que disseram esses homens do passado: John Bunya (autor do livro O Peregrino) - “Jamais deixei minha Bíblia” ; John Wesley - “Sou um homem de um único livro” ; Napoleão Bonaparte - “Para você, essa Bíblia sobre a mesa é um livro. Para mim, ela é muito mais que um livro. Ela fala comigo, é como se fosse uma pessoa” e George Muller - “Considero perdido o dia em que não me detive a meditar a Bíblia” . Que lugar a Bíblia ocupa em nossa vida?

Pensemos sobre isso enquanto Deus nos permite viver, busquemos ao Senhor enquanto O podemos achar, nos arrependamos enquanto há lugar para arrependimento. Qual objeto resumiria toda a sua vida?

Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

FECHAR OU NÃO FECHAR OS OLHOS PARA ORAR?



Quem ora de olhos fechados é mais espiritual? Jesus ordenou para fecharmos os olhos para orarmos? Parece uma preocupação inútil. Contudo, inútil mesmo é não orar. Essas dúvidas podem ser preocupações de muitas pessoas que desejam orar de forma correta diante de Deus. 

O benefício de fechar os olhos para orar não é espiritual.  Jesus mesmo orou levantando os olhos ao céu, dando a entender que estaria de olhos abertos. Então quer dizer devemos orar sempre de olhos abertos? Isso não é um mandamento. 

Jesus quando nos ensinou a orar em Mateus 6 não disse “feche os olhos” ou “abra os olhos”. Ele ensinou as prioridades da oração e como ela deve ser feita. Contudo, fechar os olhos para orar é uma forma de mantermos melhor concentração, evitando nos distrair. Nada de espiritualidade está em jogo, ate porque mesmo com os olhos fechados podemos acabar cochilando ou distraídos. 

Quando estivermos num lugar a céu aberto, próximos da natureza, num lugar calmo é uma boa opção orarmos com os olhos abertos apreciando a criação de Deus. Orar concentradamente de olhos abertos num lugar movimentado é tão difícil quanto estudar algo importantíssimo e urgente enquanto se vê o facebook, notícias na web, conferindo emails e tentando acompanhar algum jogo ao vivo. É preciso “fechar” janelas que nos distraem e nos aquietarmos. 

Então, fechar os olhos ajuda neste objetivo. Portanto, o que importa na verdade é orar com fé, dentro da vontade de Deus, sabendo o que se está orando, não pedindo coisas para gastarmos com nossos próprios interesses. Deus olha o coração e este precisa estar aberto para ouvir e obedecer a Palavra.  

O que Jesus condena severamente em Mateus 6: 5 a 8 é a oração hipócrita, feita para ser vista pelos homens, seja de olhos abertos ou fechados. A melhor maneira de orarmos é orar a própria Palavra de Deus!

Alexandre Pereira Bornelli

A FÉ COSTUMA FALHAR?



O que caracteriza o crente verdadeiro, aquele que foi alcançado pela poderosa graça de Deus, não é o entusiasmo inicial, mas sim a perseverança final que é mantida pela própria graça salvadora do Senhor. É aquele que continua e continua na fé apesar dos pecados e tribulações.

Muito embora seja Deus quem persevera por nós, temos nossa responsabilidade e não estamos livres de momentos de fraquezas e de altos e baixos na vida cristã. Momentos assim não são indícios de uma fé hipócrita. Ninguém consegue andar o tempo todo no topo da fé. Todos os gigantes de Deus tiveram suas falhas e pecados. Somos assim também. 

A questão principal é que todas essas coisas possíveis de acontecer, quando acontecem, são temporárias na vida do crente verdadeiro que não consegue permanecer afastado da fé para sempre. Pedro chegou até a negar a Jesus, mas não permaneceu nesta condição. Antes, se arrependeu amargamente voltando-se para Deus. Judas, ao contrário, sentiu apenas remorso e enforcou-se. Verdadeiros crentes jamais viram as coisas definitivamente para Cristo.

 É como Spurgeon disse: “as ovelhas podem cair na lama, mas são os porcos que se deliciam nela". A nova natureza reclama por santidade, pureza, verdade, embora possa cair esporadicamente na lama do pecado. Entretanto, se alguém ainda é velha criatura, sua natureza reclama por pecado e impureza e tudo o que é contrário a Palavra de Deus. 

A verdadeira fé pode até falhar temporariamente algumas vezes, mas sempre será restabelecida com mais força na Palavra de Deus, suportando até o fim firme nas promessas do Senhor.

Alexandre Pereira Bornelli