PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

CONTAGEM REGRESSIVA! VOCÊ ESTÁ EM PAZ COM DEUS?



Está chegando o fim de mais um ano! O que você fez com ele? Apenas viveu para o seu próprio agrado? Embora Deus esteja fora do tempo, Ele é o autor do tempo e nos inseriu nele para vivermos uma vida que lhe agrade. 

Podemos olhar para 2013 e ficar em paz diante de Deus pelo que vivemos ou algo nos condena? Estamos indo para 2014 em dívida com nossos deveres de amar a Deus e aos irmãos? Estamos mais humildes e quebrantados ou nossa vontade tem prevalecido em nossas escolhas?Embora seja uma bênção de Deus termos vivido por mais um ano, uma simples virada no calendário e muita comemoração não farão por nós o que nós mesmos devemos fazer como cristãos.

É muito bom rever parentes, amigos e jantarmos juntos, mas aproveitemos também para refletirmos nestas verdades antes da virada do ano, para que 2014 não entre na lista dos projetos espirituais que não saíram da cabeça e do papel. Ao contrário, que seja, pela graça do bom Deus, um novo tempo para desenvolvermos nossa salvação com temor e tremor. 

Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

NÃO SE ILUDA COM 2014



Mais um ano está acabando e com ele algumas oportunidades negligenciadas. Como avaliamos se 2013 foi bom? Apenas pela melhora no emprego, aumento de salário, conclusão de curso, casamento, filhos, etc? E com relação a nossa santificação, progredimos também? Qual sua esperança para o ano que vem?

O ano de 2014 não trará, em si mesmo, felicidade a ninguém. Essa mensagem não é pessimista, antes é realista. Afinal, será que somos tão ingênuos em acreditar que uma passagem de ano poderá melhorar nossa vida em relação a eternidade? Podemos ter certeza que nossos problemas e pecados nos acompanharão em 2014 salvo se os confessarmos e abandonarmos como diz a Bíblia em I João 1:9. O que de fato pode nos transformar é a Palavra de Deus, mas ela precisa ser lida, crida e obedecida. Estamos dispostos a isto? Isto realmente nos traz esperança para 2014.

Portanto, oremos como Moisés orou no Salmo 90:12: "Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios." Contar os dias e ter corações sábios não é ir vivendo ano após ano, mas, sim, aproveitar cada dia para viver de acordo com a vontade de Deus, tendo a Bíblia determinando nossas escolhas e prioridades. Aí sim poderemos dizer: que venha 2014!


Alexandre Pereira Bornelli

domingo, 29 de dezembro de 2013

VOCÊ JÁ FOI VÍTIMA DE UM BAJULADOR?

Bajular é como moeda falsa que circula em muitos lugares, onde se pretende obter vantagens por meio astuto e através de manipulação. Bajulador é alguém que tem palavras bonitas, mas motivações terríveis. Aproxima-se das pessoas destacando virtudes com segundas intenções.

Tanto bajulador quanto bajulado têm culpa. Um atrai o outro, assim como no famoso golpe do bilhete premiado, onde um quer vender algo falso e o outro quer o lucro fácil. Quando estes dois ingredientes se encontram, a tragédia é certa.

Devemos, portanto, estar alertas contra os bajuladores e também contra o nosso orgulho de desejar ser grande e importante aos nossos próprios olhos. Que Deus nos dê humildade, sinceridade e motivações puras em todas as nossas atitudes, conforme Sua Palavra nos exorta.
 

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

É NATAL OU NOVELA?



Natal não é consumismo, mas também não é momento para hipocrisias. Essa tal "magia do natal" tem feito pessoas hipócritas, onde se tenta fabricar um clima de paz onde não há reconciliação em Cristo e uns com os outros (Romanos 5:1 e I João 2:9 a 11). Que paz é essa?

Temos que lembrar todos os dias, não só nesta data, do nascimento de Jesus, o Deus encarnado (Isaías 9:6) que veio para nos salvar dos nossos pecados. E se estamos vivendo no pecado ainda, longe de Deus, não temos o que comemorar, mas sim, nos arrepender e crer nEle. E, se já cremos nEle, mas estamos vivendo em pecado, desobediência, rebeldia à Sua Palavra, brigados e ressentidos uns com os outros, não temos o que comemorar, mas sim, nos humilhar, arrepender e reconciliar primeiro.

Aproveitemos então, a oportunidade que as famílias e amigos reservam para estarem juntos nesta data, para buscarmos reconciliação, perdão e volta para Deus. Comer, beber, abraçar, estar juntos só faz sentido quando nossos corações estão em obediência e sintonia com as Escrituras Sagradas. Fora isto é algo vazio e que faz mal. Caso contrário, estamos nos reunindo para pior, mesmo vestindo e comendo do melhor! E não há digestivo que cure a dor da indigestão causada por um sorriso falso, um abraço ressentido e um olhar amargurado enquanto se finge paz, alegria e comunhão. Arrependei-vos é a mensagem do Evangelho!


Alexandre Pereira Bornelli

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PECADO DE RECEPTAÇÃO.



Na legislação brasileira tanto o que rouba quanto o que compra o produto roubado praticam crimes de roubo e receptação, respectivamente. Sem a receptação, o roubo diminuiria.

Na vida cristã algo semelhante acontece. Embora todos nós sejamos igualmente pecadores, existem aqueles mais tagarelas que os outros, aqueles que exteriorizam mais os seus pecados com a boca. Domar a língua sempre foi um grande desafio! (Tiago 3). Estes estão mais sujeitos ao pecado da maledicência que a Bíblia tanto condena (Sl 15:3; Tg 4:11; Ef. 4:31; I Pe 2:1,2).

Contudo, existem também os pecadores mais calados, aqueles que falam pouco, mas que apoiam e incentivam qualquer tipo de conversa fiada, fofoca e maledicência. Por questão de timidez podem verbalizar pouco suas ácidas palavras e suas críticas certeiras, mas em seu coração podem ser maledicentes também. Mesmo falando pouco, nem por isso estão livres de pecar, pois existe o pecado de receptação da maledicência. É o alerta de Provérbios 17:4: “O ímpio dá atenção aos lábios maus; o mentiroso dá ouvidos à língua destruidora”(grifamos).

É o que aprendemos de A. W. Pink: “Aqueles que escutam histórias a respeito dos outros, que se deliciam em ouvir sobre as falhas dos seus irmãos, encorajam os maledicentes em seu pecado e participam juntamente com eles da sua culpa”. Devemos não apenas fugir e abandonar a maledicência, como também desaprová-la nos outros. Pink ainda diz: “As calúnias não seriam feitas com tanto prazer se não houvesse quem as ouvisse com tanto gosto. Frustre o caluniador, mostrando-lhe a sua desaprovação para com o que ele está fazendo.” 

Portanto, fica a advertência bíblica: falar ou incentivar a maledicência é pecado! Ore a Deus, confesse e abandone a maledicência e frustre um maledicente não lhe dando ouvido.

Alexandre Pereira Bornelli