PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

EXISTEM MUITOS VICIADOS DENTRO DAS IGREJAS: VOCÊ É UM DELES?




Se um irmão uma irmã estiverem precisando de roupa e necessitados de alimento diário, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos, e fartai-vos, sem, contudo, lhes dardes o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?”
 Tiago 2:15,16

Todo vício é ruim. Não adianta tentarmos amenizar esta verdade. Vício, segundo a Wikipédia, “significa "falha" ou "defeito", é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem”. 
Tem muita gente viciada em sentimento de piedade dentro da igreja. São aqueles que conversam e até se entristecem com as dificuldades e necessidades dos outros, mas que não fazem nada mais do que isso. Suas consciências lhes acusam quando passam tempos sem se autoflagelarem com sentimentos de misericórdia em relação aos outros, porém permanecem inertes. Investir tempo, dinheiro, doar-se, abrir a casa para receber, visitar, incluí-los em seu circulo de amizade são coisas que jamais os viciados em sentimentos fazem. Querem tão somente entrar em êxtase sentimental porque são dependentes disso. Passado o efeito, voltam a viver egoisticamente até precisaram de nova dose de sentimentalismo. 
Entretanto, quando amamos de fato conforme a Bíblia ordena em I João 3:18: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade”,  agiremos também em benefício do outro, primeiro, lhe apresentando as boas novas do evangelho, e junto com isso, supriremos suas necessidades físicas.  
Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

QUAL O PRAZO PARA ARREPENDIMENTO DOS PECADOS?



Para tudo (ou quase tudo) na vida existe um prazo estabelecido que, sendo desrespeitado ou negligenciado, as chances se acabam. 

Para se arrepender dos pecados também existe um prazo: a segunda vinda de Jesus Cristo! Em sua segunda vinda, Ele virá como Juiz e não mais como Salvador.  Sua missão será de julgar, condenar e absolver (Mateus 24:36 a 39 e cap. 25).

Em tempos onde muitos pregam um evangelho barato e desfigurado, enfatizando apenas o amor de Deus,  corremos o perigo de esquecer que este Deus é também um Deus Santo, Justo e Juiz de toda a terra, conforme lemos em Gênesis 18:25: "Não fará justiça o Juiz de toda a terra?" Hernandes Dias Lopes afirma: "Na sua segunda vinda virá como rei exaltado. Como Senhor dos senhores. Como juiz de toda a terra. Virá como leão de Judá. Assentará no trono. Julgará as nações. Todo joelho se dobrará diante Dele." Neste dia, todos nós comparecemos diante do tribunal de Deus (Romanos 14: 10,11), crendo nisto ou não e não haverá mais chances de salvação. 

Portanto, diz Hebreus 3:15: "Se hoje ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração". Ore ao Senhor Jesus suplicando para que Ele lhe dê fé e condições de crer em Seu nome como único e suficiente salvador da sua vida! O profeta Isaías (55:6), nos exorta a não deixarmos para depois dizendo: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto".

Alexandre Pereira Bornelli

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

FALAR A VERDADE É FÁCIL?

                                      

Existe uma frase circulando na internet que diz: "sua mente atualmente, atua ou mente?". Deixar a mentira não é tão fácil quanto possa parecer. Por outro lado, falar a verdade quando seremos favorecidos de alguma forma é fácil. Porém, para isto não precisamos ser cristãos. É instinto natural procurarmos vantagens a despeito de não a merecermos. A Bíblia exige algo a mais dos cristãos.

O que a Bíblia nos ensina é: "...deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros" (Efésios 4:25). A Bíblia não coloca nenhuma condição para que isto seja feito. Ela não diz para falarmos a verdade quando estamos pressionados, quando nos é conveniente ou quando não temos alternativa. Ao contrário, devemos sempre falar a verdade, não medindo as consequências disto. Mas isto não é fácil.

São muitas as situações em que não é fácil deixar a mentira, pois muitas vezes ela momentaneamente nos favorece, como, por exemplo, ao receber troco a mais numa compra feita. A verdade é que nosso coração é enganoso e desesperadamente corrupto (Jr 17:9) e faz de tudo para levar vantagem, mesmo usando de mentiras camufladas. Contudo, o Espírito Santo nos conduz a andar na luz e a desfrutar de paz com Deus, deixando a mentira e praticando a verdade em todas as situações, sem pesar se estamos no lucro ou no prejuízo, com razão ou sem. Cabe-nos sensibilidade e obediência, para que tudo o que fizermos, seja feito para a glória de Deus!


Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 12 de novembro de 2013

ANDANDO COMO ELE ANDOU!



Falar que somos cristãos é fácil, muitos falam. Difícil mesmo é viver o evangelho. Observamos isto claramente em I João 2:6, que diz: "Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou". Se você diz, então viva!

Segundo o teólogo Augustus Nicodemus Lopes, em seu comentário da primeira carta de João, pag. 54, "permanecer em Cristo, aqui na carta de João, é a mesma coisa que crer nele, conhecê-lo e ter comunhão com ele." O que então evidencia que permanecemos em Cristo? O próprio João, no mesmo versículo, nos responde: "...esse também deve andar assim como ele andou".

Ora, e como foi que Cristo andou sobre a terra? Nicodemus diz: "João provavelmente tem em mente o andar obediente de Jesus diante do Pai, que foi o aspecto que mais caracterizou sua vida como homem aqui neste mundo (ver Fp 2:8)." Pronto, a questão está encerrada. Não há detalhes a se resolver. Não há alternativas a escolher. Há somente uma evidência segura e bíblica que nos garante se permanecemos ou não em Cristo, e ela se chama obediência e santidade a Deus em todas as áreas da nossa vida.

Aquele que diz permanecer em Cristo deve andar em obediência a Deus, do contrário, está enganando a si mesmo.


Alexandre Pereira Bornelli