PENSAI NAS COISAS DO ALTO

sexta-feira, 24 de maio de 2013

PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA?


A desconfiança em Deus faz parte da história do ser humano desde o Jardim do Éden (Gn 3), quando o primeiro casal desconfiou da pureza da ordem e do caráter de Deus. O trágico resultado é visto em todos nós. O ser humano continua desconfiando de Deus e da Sua Palavra, preferindo confiar no próprio homem e em seus feitos. 

Recentemente a notícia nacional de adulteração de algumas marcas de leite, surpreendeu-nos! Eram produtos que tinham nossa confiança, sendo consumidos diariamente. Contudo, agora tais marcas estão proibidas para consumo! Fizeram Recall, ou seja, recolheram o produto do mercado por adulteração e perigo no consumo.

A Palavra de Deus é nossa fonte segura de alimento espiritual. É ela que nos fortalece espiritualmente, conforme Mateus 4:4 afirma: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra procede da boca de Deus”. Jeremias 15: 16 também diz: “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração...”. E em I Pedro 2:2, lemos: “...desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação”. Destaque no “genuíno leite espiritual”, pois existem adulterações da mensagem do Evangelho sendo pregada por ai que são impróprias para a saúde espiritual.

A Palavra de Deus é o único “produto” em que podemos e devemos depositar totalmente nossa confiança. Podemos nos alimentar dela, lendo, meditando e orando todos dias sem qualquer medo de estarmos sendo enganados por um produto adulterado. Deus nunca precisará fazer Recall da Sua Palavra, justamente por ser a Palavra perfeita e Salvadora do Criador do universo. Porém, a despeito disto, ela tem sofrido as mais rigorosas desconfianças por parte do ser humano ao longo da história. Talvez você também desconfie dela. 

Jesus assim orou ao Pai: “Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade” (João 17:17). Ou seja, não é a igreja e nem tampouco homem algum que autentica a Bíblia como verdadeira. Isso nos traria desconfiança e tiraria a autoridade divina das Escrituras. Ela mesma se autentica. Nada fora da Palavra pode autenticá-la, pois ela é a autoridade suprema final, sendo o padrão da Verdade do universo. 

Mas, alguns ainda perguntarão: “Não foram homens que escreveram a Bíblia?”. Sim, mas quando Deus quis nos deixar Sua Palavra, Ele inspirou certos homens, soprando, inspirando-os divinamente para que eles escrevessem da parte de Deus tudo o que Deus queria nos dizer. Esta é a mensagem de I Pedro 1: 19 a 21: “Temos assim tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vossos corações; sabendo, primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens (santos) falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.”

Gerard Van Groningen, renomado escritor cristão disse: “O Espírito Santo habitou em certos homens, inspirou-os, e assim dirigiu-os que eles, em plena consciência, expressaram-se na sua singular maneira pessoal. O Espírito capacitou homens a conhecer e expressar a verdade de Deus. Ele impediu-os de incluir qualquer coisa que fosse contrária a essa verdade de Deus. Ele também impediu-os de escrever coisas que não eram necessárias. Assim, homens escreveram como homens, mas, ao mesmo tempo, comunicaram a mensagem de Deus, não a do homem”.

João Calvino, escrevendo na sua obra - As Pastorais, pag. 262, afirma: “Eis aqui o princípio que distingue nossa religião de todas as demais, ou seja: sabemos que Deus nos falou e estamos plenamente convencidos de que os profetas não falaram de si próprios, mas que, como órgãos do Espírito Santo, pronunciaram somente aquilo para o qual foram do céu comissionados a declarar. Todos quantos desejam beneficiar-se das Escrituras devem antes aceitar isso como um princípio estabelecido, a saber: que a lei e os profetas não são ensinos passados adiante ao bel-prazer dos homens ou produzidos pelas mentes humanas como uma fonte, senão que foram ditados pelo Espírito Santo”.    

Portanto, devemos nos aproximar da Bíblia com fé em Jesus Cristo e depositar toda a nossa confiança nela, sabendo que ela é de fato a Palavra Inspirada do próprio Senhor. Ela é a única, pura e inigualável verdade a qual precisamos crer para a nossa salvação. A Palavra de Deus e somente ela é irretocável, divina e eterna, jamais sofrendo alterações e impurezas. A Bíblia é a revelação final de Deus para nós.  Podemos, então, testemunhar junto com o Salmista no Salmo 119:89: “Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu.”

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

sexta-feira, 17 de maio de 2013

QUEM VAI PREGAR OU QUEM VAI CANTAR: O QUE MAIS TE ATRAI?


                                                
A igreja, o corpo vivo de Cristo aqui na terra representada pelos cristãos, passa por sérios problemas bem notórios, tais como: mundanismo, confusão, heresias, etc. Tudo isso é devido a perda do foco na pessoa de Jesus e na perda da centralidade na Palavra de Deus no culto.

É tão sério este problema que muitos vão à igreja não interessados em ouvir a Palavra genuinamente, mas sim, porque lá encontram atividades que gostam de fazer e de participar, tais como: música, teatro, atividades esportivas, cursos de tricô, etc. Na sábia afirmativa do Dr. James Kennedy, em seu excelente livro – Verdades que Transformam, pag. 76, “muitas pessoas vão à igreja para ouvir palavras que não têm a mínima intenção de obedecer”. 

Então, o dia em que estas coisas deixarem de existir muitos abandonarão as igrejas decepcionados. Contudo, o problema mais sutil atualmente que tem roubado a prioridade da Palavra no culto é a música. Cantar é errado? Não, desde que se cante a Palavra de Deus e desde que a musica não seja o centro do culto. Porém, muitas igrejas atuais têm sido casa de espetáculos e shows musicais, lugar de projeção de músicos e bandas.

Tanto isto é verdade, que houve um tempo em que as pessoas queriam saber quem iria pregar a Palavra de Deus. Atualmente, a pergunta é: “quem vai tocar”? Principalmente os jovens estão atrás de cantores famosos, músicos excelentes, ritmos modernos, bandas que imitam grupos seculares, sem se preocuparem com a letra cantada e muito menos com a pregação da Palavra e vida pessoal. Querem barulho, jogo de luz, cantores estilosos e emoções fortes.

Hoje, gasta-se muito com produções de CD’s e DVD’s musicais, com filmagens que buscam o melhor ângulo dos músicos, numa corrida desenfreada para vender e ser famoso no mercado musical gospel, assim denominado. É triste ver a secularização da música cristã.

Como a pregação da Palavra causa enfado em pessoas carnais, que estão apenas em busca de entretenimento na igreja, então, a solução estrategicamente encontrada é exagerar na música para atraí-los. O resultado trágico disso tudo é que o povo vai embora emocionado, mas faminto; chorando, não por seus pecados, mas com a falsa esperança por ouvirem músicas que ensinam um Deus que faz tudo por eles, que está a serviço do homem, quando o contrário é que deveria ser ensinado. 

Até quando vamos continuar cantando muito, orando pouco e ouvindo menos ainda a Palavra de Deus? A igreja deve se reunir com a prioridade de ouvir atentamente a exposição da Palavra de Deus com fidelidade e temor. Tudo, na vida e no culto deve girar em torno da Pessoa, Palavra e Obra de Cristo. O momento de louvor é importante? Sim, é. Contudo, se comparado a excelência da exposição bíblica ele perde todo esse glamour que o evangelicalismo moderno tem lhe dado. Quando a pregação Cristocêntrica é menosprezada, a igreja perde sua finalidade.

Alexandre Pereira Bornelli