PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

COMO FAZER UMA BOA ESCOLHA?


Escolher, certo ou errado, é algo faremos a vida toda.  Cada fase da vida exige suas próprias escolhas. Mas, uma coisa é certa: escolhas trazem consequências, boas ou ruins.

Vemos em Gênesis 13 um caso interessante de uma má escolha. Abrão e Ló, tio e sobrinho respectivamente, já não podiam mais andar juntos devido a contendas entre seus pastores de rebanho. O excesso de gado era muito e o pasto, pouco. Então, para evitar contendas, Abrão, homem mais maduro, deu a prioridade para Ló escolher por onde queria seguir que ele iria para a direção oposta.

Ló, entusiasmado com o lucro e preocupado somente com seus bens materiais, afoitamente escolheu o que agradou aos seus olhos, as campinas do Jordão, próximas às cidades de Sodoma e Gomorra (v.10), que dispensam comentários sobre sua impureza e perversidade, conforme verso 13 do capítulo 19 de Gênesis diz. 

Toda a escolha de Ló foi puramente terrena e decidida pela ambição. Ló errou gravemente em sua escolha. Também, era de se esperar, afinal, ele não orou ao Senhor  e nem pediu conselhos ao seu tio  Abrão, homem temente a Deus e mais velho do que ele. Ló escolheu sozinho, não refletiu, não pensou nas coisas eternas, em sua integridade e nem em sua família. 

Nos capítulos 13, 14 e 19 de Gênesis, vemos as amargas colheitas dessa escolha, perdeu a esposa, a filhas engravidaram do próprio pai, etc. É preciso alertar que tudo isso começou sutilmente. Primeiramente, Ló começou acampando em tendas próximo as cidades de Sodoma e Gomorra. Foi se acostumando com isso e, quando ele novamente é citado, no verso 12 do capítulo 14, vemos que ele já morava em Sodoma, no meio da impureza e perversidade, onde toda a desgraça lhe aconteceu. É o que nos alerta o Salmo 1, sobre os passos da queda.

Que lição preciosa e urgente isso traz para nossa vida! Na hora de escolher um namorado (a), emprego, amigos, lugares para se divertir, lugares para morar, livros para ler, músicas para ouvir, sites para acessar, conversas, qual é o critério que define nossas escolhas? É a nossa vontade própria, nosso jeito de pensar, o lucro, sucesso ou é a Palavra de Deus? Oramos antes de escolher algo? Pedimos orientação aos cristãos mais maduros na fé?

Precisamos escolher certo, porque nossas escolhas dizem quem somos e elas nos trazem colheitas, conforme Gálatas 6:7. Contudo, o que nos capacita a escolher algo dentro da vontade de Deus é o nosso temor a Ele. É isto que o Salmo 25:12 nos ensina: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher”. O salmo não ensina fórmulas nem macetes para se acertar nas escolhas. O que ele ensina é o princípio para escolhermos corretamente, que é temer ao Senhor.  É isso que também ensina Provérbios 1:7: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.

Portanto, se por um lado precisamos escolher bem, pois nossas escolhas influenciam nossa vida e nos trazem boas ou péssimas colheitas; por outro lado, só teremos condições de escolher bem se temermos ao Senhor. Nossa preocupação primeira não deve ser escolher bem, pois não há técnica para isso. O que precisamos é buscar ao Senhor, temer o Seu nome, estar submisso à Sua Palavra para recebermos dEle instrução e sabedoria em nossas escolhas que certamente glorificarão a Ele e nos fará muito bem.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

FAZENDO POSE DIANTE DO PECADO


     
Esta geração é louca por fotografias e filmagens. Nossos filhos hoje em dia foram mais fotografados e filmados do que toda a geração de seus pais. Aonde vamos, na estrada, no comércio, nas ruas, tem alguém ou algum sistema eletrônico que nos fotografa ou que está filmando. Por um lado isso é bom, pois vários crimes sem testemunhas oculares foram elucidados graças a esta tecnologia. Por outro lado, perdemos nossa privacidade.  

Um dos fatores mais impressionantes nisso tudo é que as pessoas estão arriscando suas vidas para ter uma foto ou filmagem inusitada. O que lhes dá maior prazer é a divulgação dessas fotos em redes sociais, jornais, revistas, etc. Querem mostrar ao mundo suas façanhas. 

Recentemente, uma noticia me impressionou. “Um casal de namorados  foram fotografados segundos antes dela ser atacada por um rinoceronte numa reserva florestal. Segundo o Daily Mail, o casal foi encorajado pelo guia Alex Richter a ficar um pouco mais perto dos animais.A fotografia mostra eles apenas metros de distância dos dois rinocerontes que podem pesar até 2 toneladas. Logo após a foto, um deles atacou o casal e perfurou o peito de Chantal, causando colapso pulmonar e algumas costelas quebradas. Ela permanece internada.”

O que antes era suficiente, hoje não mais satisfaz as pessoas. Veja o risco que correu a turista ao tirar uma  foto tão próxima a rinocerontes! As pessoas não se contentam mais em fotografar ou filmar a uma distância segura. Isto perdeu a graça porque todo mundo faz. Então, começam a brincar com o perigo.  A adrenalina  comanda as pessoas, mesmo sob sérios riscos. 

Infelizmente, o mesmo tem acontecido com os cristãos em relação ao pecado. As pessoas, de uma forma geral, estão se aproximando cada vez mais do pecado, pensando que podem tirar algum proveito sem que sejam devoradas por ele.  E pior: ainda divulgam tais fotos como um troféu. Que absurdo!

Jovens cristãos que começaram flertando com a tentação, andando próximos dela, pensando estarem seguros em relação ao pecado, hoje estão na prática dele, se divertindo e divulgando seus pecados. Estão sendo devorados pelo pecado, mas continuam se arriscando e se exibindo ao lado dele.

Com o pecado não se brinca. São incontáveis os casos de pessoas que desejaram, de alguma forma, curtir a presença da tentação e do pecado, certos de poderem  escapar ilesos, mas que foram arruinados por eles, pagando caro com a colheita de seus atos. Davi com Bate-Seba foi um deles! E mais. Muitos pensam que o arrependimento está sob seu controle. Que engano! A Bíblia nos diz o contrário em Romanos 2:4: “Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?” (grifamos). Se Deus não permitir e não derramar Sua bondade ninguém se arrepende.

Mantenha distância do pecado e dos lugares que te induzem a pecar. Vigie e ore para não cair em tentação. Peça ao Senhor que lhe dê discernimento para fugir, como José  fez, ao menor sinal da presença da tentação que é o estágio anterior ao pecado.

Foge das paixões da mocidade, diz enfaticamente Paulo em II Timóteo 2:22. Não fique curtindo, pensando ser espiritualmente forte o suficiente para não ser vencido pela tentação. E nem pense que você pode ser liberto das  letais garras do pecado a hora que quiser. Pare de fazer pose ao lado da tentação porque ela quer destruir tua alma, fazendo-o pecar contra teu Deus.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SENHOR, MEU PROBLEMA SÃO OS OUTROS.


A religião é uma desgraça na vida das pessoas. Não há diagnóstico melhor. As pessoas que seguem uma religião, seja ela qual for, são problemáticas. Você deve conhecer alguém  assim. 

Ao contrário do que muitos pensam o cristianismo não é uma religião. Jesus não veio a este mundo para implantar uma nova religião. Ele veio, diz João 10:10, “para nos dar vida e vida em abundância”. A religião tira a verdadeira vida das pessoas. Os fariseus eram extremamente religiosos, tinham bons discursos, costumes sadios, mas não possuíam a vida de Cristo. 

Hoje em dia, porém, existe uma classe semelhante de pessoas, são os religiosos modernos. Pessoas que são cheias de si mesmas, orgulhosas e com elevada justiça própria, que dizem amar a Deus, mas que vivem amarguradas com o próximo e até com os próximos.

Todavia, esquecem-se da principal característica do verdadeiro crente que é o amor a Deus e ao próximo (Mt 22:27). Para estes religiosos modernos, o que importa é ele e Jesus. Pensam que falar que amam a Deus é o suficiente. 

E em I João 1: 6 e 7, lemos: “Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andamos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros...”. Aqui, João repete de outra forma, o resumo dos mandamentos conforme Jesus disse em Mateus 22:37 a 39, amor a Deus e ao próximo.

Tudo em nossa vida deve começar com Deus. Quando vivemos em sintonia com a Escritura, nossos relacionamentos com os irmãos caminham bem, não perfeitamente, mas progressivamente dentro da vontade do Senhor.

Observe como João é enfático em dizer que nossa espiritualidade é medida também pelo nosso amor fraternal, no capítulo 2, verso 9: “Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.” Não há uma  terceira opção.

Há várias formas sutis de odiar o próximo. Costumeiramente, esse ódio é evidenciado na falta de perdão e na indiferença nos relacionamentos familiares, comunitários e sociais.

Para o religioso moderno, ele e Deus vão muito bem. O que lhes atrapalha são os irmãos. Eles não veem seus próprios pecados, mas, são ligeiros e implacáveis ao listar os pecados dos outros. Estão sempre certos e para tudo tem justificativa. Entendem que o problema está no marido, na esposa, nos filhos, no vizinho, em todo mundo, menos neles. Que engano!

Você e Deus vão bem? A prova que sim é que seus relacionamentos com os irmãos, familiares e sociais estão fundamentados no perdão, na reconciliação e na busca pela paz. Caso contrário, você está se enganando. É a Bíblia quem garante isto.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

APRENDENDO COM OS PERSONAGENS BÍBLICOS!



A Bíblia descreve bons e maus exemplos para nos alertar
Dependendo qual deles estamos seguindo, não podemos depois reclamar
Precisamos seguir os que seguem a Cristo
E jamais imitar aqueles que fazem tudo, menos isto.

A obediência a Deus deve ser a principal coisa do cristão
Para que não tenha a mesma sentença divina, que teve Adão
Deus requer de cada um de nós obediência e não perfeição
E o que Ele mais ama é a verdade no íntimo do nosso coração.

Precisamos ver nossos caminhos, pois ai de você e ai de mim
Se estamos vivendo, seguindo pelo mesmo caminho de Caim.
Devemos priorizar as coisas do céu.
Para isto, imitemos o exemplo do servo Abel.

O relacionamento de Deus com o servo Enoque
Foi tão intenso que seu relato nos causa choque!
Pois era uma intimidade  intensa e muito forte
Ao ponto de Deus o levar, sem que passasse pela morte.

Noé é um grande exemplo de obediência
Que construiu a arca  com fé e muita paciência
O povo ao seu redor o ridicularizava por sua fé
Mas, até hoje, somos encorajados  a crer como Noé

Sara foi mãe em sua velhice
A princípio, acharam a ideia uma esquisitice
Pois quando ela engravidou, levou um baque.
Mas, foi pela fé que ela teve o menino Isaque

Não são espertos, antes, são dignos de dó
Os que amam este mundo como também amou a mulher de Ló
São bem-aventurados os que têm fé como a de Abraão.
Que, obedecendo a Deus foi pai de uma grande nação.

Se tens escolhido o caminho estreito, bem-aventurado tu és
Pois foi o mesmo caminho escolhido pelo servo Moisés.
Que preferiu sofrer com o povo de Deus no deserto
A desfrutar no palácio de Faraó, privilégios que lhe era certo.

Quem não conhece a vida de José
Que maltratado e vendido como escravo foi até
Mas Deus o reergueu e o fez governador do Egito
Quando os irmãos souberam disto, acharam tudo muito esquisito.

Tiveram medo da vingança
Esqueceram que José era temente a Deus desde criança
Sendo autoridade no Egito, perdoou os irmãos e acolheu seu pai também.
Dizendo que Deus transformou todo aquele mal, em bem.

Davi era homem segundo o coração de Deus
Mas cometeu muitos pecados, talvez piores que os meus e os seus
Era um pecador quebrantado, um exemplo na vida cristã
E, ao ser confrontado, se arrependeu sinceramente diante do profeta Natã

Podemos aprender muito com a sabedoria de Salomão
Que já nos disse para temer a Deus, pois o resto tudo é vão
E por mais que nos chamem de cristãos cafonas
Precisamos ceder diante da vontade de Deus, que nos diga o profeta Jonas!

E o que dizer do Apóstolo Paulo, baluarte da igreja primitiva
Enfrentou todas as situações de perseguição sem qualquer esquiva
Foi açoitado, naufragou, foi preso e por amor a Cristo, sofreu muitas dores
Mas, sem abandonar a fé, nos diz agora para ser seus imitadores.

Pedro teve seus momentos de vitória e fraqueza
Andou sobre as águas com muita destreza
Mas, tirando os olhos de Jesus, afundou
Mas o Mestre, estendendo-lhe a mão, amorosamente o segurou

Noutro momento, julgando-se por demais piedoso
Diante de ameaças, traiu a Cristo por ter sido medroso.
Mas Pedro foi uma coluna da igreja de Cristo
Sendo homem de coração quebrantado e também contrito.

E qual tem sido a nossa história?
Somos cristãos de verdade ou somente de oratória?
Arrependimento, obediência e santidade,
são trigêmeas siamesas que devem acompanhar o cristão de qualquer idade.