PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A BÍBLIA É ÚTIL PARA TUDO?

“Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”    2 Timóteo 3:16,17
                              
 É comum hoje em dia valorizarmos algumas partes das Escrituras e outras, desconsiderarmos.  Geralmente as que entendemos e gostamos mais, consideramos e deixamos as demais abandonadas como se não fossem parte da mesma Palavra de Deus. Todavia, lemos que toda escritura é igualmente inspirada por Deus. Isto nos leva à certeza de que a Bíblia não é um livro qualquer. A origem dela está em Deus, que falou através de homens separados para registrar sua Palavra. A Bíblia é útil para tudo ou não é? A Bíblia não é útil para todas as coisas. Explico. Vejamos primeiro a inutilidade da Bíblia.
É comum também, infelizmente, vermos pessoas usando a Bíblia de forma errada, com fins errados. Vamos ver para que a Bíblia NÃO serve, para que ela NÃO deve ser utilizada. Podemos estar lendo a Bíblia com a motivação errada, crendo que ela deveria fazer algo em nossa vida o qual Deus não prometeu. Resumidamente, vemos que Bíblia é inútil se for lida como: a) um livro mágico. A Bíblia não faz mágica alguma. Ela nunca fez, pois não é sua finalidade. Não é por abrirmos a Palavra simplesmente que algo já irá acontecer. B) como um livro que dá sorte. Não dá.  Deus não nos deixou Sua Santa Palavra a fim de que ela nos servisse de amuleto. Podemos andar com ela debaixo do braço anos, podemos deixá-la aberta no salmo 91 o tempo todo e ainda assim, ela não nos trará benefício algum. C) como sendo a lâmpada mágica, onde bastam alguns esfregões para que o “gênio” saia e atenda nossos pedidos. Há muitos cristãos que abrem a Palavra de Deus e pensam ser, automaticamente, beneficiados por ela. Tudo isso é engano, superstição e mentira. Caso contrário, seria fácil ser cristão, não precisaríamos de arrependimento dos pecados, de conversão, justificação, de nada. Bastaria abrirmos a  Bíblia para dela recebermos proteção e benefício divinos; d) a Bíblia também  “não é um manual científico; ela não pretende ensinar-nos química, física, biologia, botânica, astronomia etc.”[1]  Aprendemos então que antes de qualquer outra coisa, precisamos da revelação de Deus, do atuar do Espírito Santo para entendermos a Bíblia. Não a entendemos por outra maneira como entendemos livros seculares, pela inteligência e esforço próprios. É somente quando o Espírito Santo abre nossos olhos espirituais que compreendermos as verdades de Deus, como disse o Salmista no Salmo 119:18: “Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei”. Enquanto Deus não desvendar, não tirar as vendas naturais, não compreendemos a escritura, por mais inteligentes que sejamos.
Isso não quer dizer que não devemos ler as Escrituras. O que não podemos é ler esperando por algo que ela não foi designada por Deus para ser. Então, nosso hábito de ler a Bíblia é para pior quando a lemos para: a) aumentar nosso conhecimento intelectual apenas e não para conhecermos a Deus e para que Ele transforme nossa vida; b) é para pior, quando a lemos para aplicar seus ensinamentos na vida dos outros e não em nossa própria vida; c) é para pior, quando a lemos com um coração endurecido pelo engano do pecado, com um coração cheio de ressentimento, falta de perdão, amargura, vingança, etc; d) é para pior, quando lemos religiosamente por habito e ritual; e)  é para pior,  quando a lemos e não praticamos, ainda que com dificuldades, seus ensinamentos. Quando lemos a Bíblia, ainda que madrugada adentro, mas não obedecemos seus mandamentos: andar na luz, perdoar o próximo, buscar a santidade, deixar a mentira e falar a verdade, viver em comunhão uns com os outros, etc, nossa leitura é para pior, pois estamos usando a Palavra que é inspirada por Deus, viva e eficaz, Santa, Inerrante, sem lhe obedecer e sem aplicá-la em nossa vida.
Após vermos a inutilidade da Bíblia, após verificarmos para que a Bíblia não foi designada por Deus para ser, veremos sua utilidade. Ou seja, veremos qual a utilidade que Deus determinou que ela tivesse e de fato tem.  A Bíblia é útil:  1. Para o ensino - O  que está implícito é a atividade de comunicar conhecimento acerca da revelação de Deus em Cristo. As Escrituras são um guia certo em nosso caminho para a vida eterna. As Escrituras são aptas a tornar-nos verdadeiramente sábios, sábios para a nossa alma e para o outro mundo. Mas precisamos associar FÉ em nossa leitura (Hb 4:2), pois se não crermos em sua verdade e bondade  não nos farão bem algum.  2. Para repreensão - É preciso fazer advertências baseados na Palavra. Os erros em doutrina e em conduta devem ser combatidos no espírito de amor. Os perigos devem ser destacados. Isto significa que a Bíblia é apta para nos mostrar se nós estamos errados e onde estamos errados.  Sabemos por que estamos errados não porque a sociedade ou sistema moral do mundo diz que é errado, mas porque Deus em sua Palavra define como errado. Para achar o que é errado ou certo você não precisa conhecer e seguir o sistema moral do mundo. O que você precisa é conhecer e seguir é a Palavra de Deus.  3. Para a correção - Se repreensão enfatiza o aspecto negativo da obra pastoral, a correção enfatiza o lado positivo. O pecador deve ser advertido a abandonar o caminho errado mas também deve ser guiado na vereda certa. Isto, também, toda a Escritura é capaz de fazer. Correção é sempre um complemento necessário para a repreensão. Com a repreensão nós vemos onde nós estamos errados, enquanto que com a correção nós sabemos o que é o certo a fazer.  4. a fim de que o homem de Deus seja perfeito, completamente equipado para as boas obras - O homem de Deus é o crente (I Tm 6:11). A razão pela qual Deus deu a Bíblia, que é útil para todas estas coisas, “é para que o homem de Deus seja perfeito”. Isto significa que você não pode ser perfeito, exceto aplicando quilo que a Bíblia diz. O que completa um homem de Deus neste mundo é a Escritura. Por meio dela somos perfeitamente instruídos para toda boa obra.  As boas obras que estão aqui não são boas obras que você “preparou” para Deus. Para Deus as únicas obras que são verdadeiramente boas são as boas obras que DEUS preparou de antemão “para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10).
Algumas lições práticas do texto: A) as Escrituras atingem todos os fins da revelação divina. Ela INSTRUI naquilo que é verdade, REPREENDE quando estamos errados e nos DIRIGE naquilo que é bom; B) Ela é útil para todos, porque todos precisamos ser instruídos, corrigidos e direcionados no caminho da justiça. A escritura é adequada  para todas as situações. Independentemente do nosso dever, ou do nosso serviço, podemos encontrar aquilo que precisamos nas Escrituras. C) Se consultarmos as Escrituras, seremos feitos homens de Deus, perfeitos e perfeitamente instruídos em toda boa obra; D) Não precisamos de escritos de filósofos, nem de conselhos de “sábios desse mundo”, para nos tornar homens de Deus, uma vez que a Escritura satisfaz a todos esses fins e propósitos. Portanto, devemos amar mais a Palavra de Deus e nos alimentarmos dela diariamente com fé.  Somente então alcançaremos e desfrutaremos dos benefícios que vêm dela
Não deixe de ler  Josué 1:8 e Salmo 119: 97 a 105.

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI


[1] Hermisten Maia, Fundamentos da Teologia Reformada, Ed. MC – pág.49.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

LIÇÕES EXTRAÍDAS DO FACEBOOK.

FACEBOOK E CARTÃO DE CRÉDITO. O que ambos têm a ver?
Dizem que o cartão de crédito é para comprarmos coisas que não precisávamos, como dinheiro que não temos ,para impressionar pessoas que não gostamos, No FACEBOOK, corremos o risco de postarmos coisas que não precisávamos, com o tempo que não podíamos  gastar, para impressionar pessoas que nem conhecemos muito bem.

FACEBOOK E A GELADEIRA O que ambos têm em comum? É que, assim como com a geladeira, mesmo sabendo que não tem nada de bom ali, abrimos a cada 5 minutos para dar uma olhada.

MÁXIMAS:
Hoje, ao contrário de pouco tempo atrás, pergunta-se mais se tal pessoa tem facebook do que se pergunta sobre religião, estado de saúde ou time de futebol.

Não ter facebook hoje em dia é quase comparado àquele que não tem escolaridade completa!
Antigamente, dizia-se que precisávamos fazer três coisas antes de morrer: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Hoje, é exigido também ter um facebook!!

Os cristãos hoje sabem muito mais sobre as postagens do facebook da semana, do que o que foi pregado na igreja no último domingo!!

Filhinho, o que você quer ser quando crescer, pergunta um pai enquanto mexe no computador. Quero ser um facebook papai. O pai sorri com a ingenuidade do filhinho e pergunta a razão. "É que assim papai, estarei sempre próximo do Sr., serei sempre alvo das suas conversas, preocupações, alegrias e tristezas. Ah, papai e tem mais uma coisinha, sendo um facebook eu vou receber toda a sua atenção e ser visto pelo Sr. várias e várias vezes por dia, todos os dias!". 

ALGUNS LAMENTOS QUE DEVERIAM FAZER PARTE DA NOSSA REFLEXÃO ENQUANTO USUÁRIOS DO FACEBOOK:

Ah...se compartilhássemos a Palavra de Deus e nossas alegrias e dificuldades com nossos verdadeiros amigos, assim como compartilhamos algo que gostamos postado no facebook de alguém!!

Ah...se nossos pedidos de amizade na vida real fossem pelo menos metade do que são no facebook!!

Ah...se desejássemos orar a Deus e conversar com algum amigo cristão de verdade, assim como desejamos divulgar nosso dia-a-dia no facebook!!

Ah...se abríssemos nossa  Bíblia para ler e meditar, pelo menos a metade do que abrimos nosso facebook para bisbilhotar coisas supérfluas!!!

Ah...se nos preocupássemos em nos manter em dia com as orações e leituras da Palavra assim como mantemos em dia nossos emails e nosso facebook!!!

Ah....se curtíssemos estar com os irmãos e buscar a santidade em nosso dia-a-dia assim como curtimos links e postagens no facebook!!!

Ah...se metade dos amigos virtuais pudessem realmente ser considerados nossos amigos pessoais!!

Ah...quem dera fôssemos alegres, divertidos, despreocupados e fáceis de nos relacionar como nos apresentamos virtualmente!!

Ah...se ficássemos preocupados se para onde vamos passear terá alguma oportunidade de encontrar irmãos em Cristo, assim como nos preocupamos se teremos acesso ao facebook !!

Ah...se nos preocupássemos em saber se estamos amando e obedecendo a Deus assim como nos preocupamos em postar novidades no facebook e ver quantos curtiram nossas postagens!!

Ah...se fôssemos tão ativos no Corpo de Cristo onde reunimos e somos membros, como somos ativos e participantes no facebook!!

O dia que nos cristãos acessarmos nossas Bíblias com a mesma freqüência e entusiasmo que acessamos o facebook, nossas vidas serão transformadas e com isso, nossas famílias, a igreja e toda a sociedade perceberá o poder da Palavra de Deus!!!

Alexandre Pereira Bornelli







O QUE É FELICIDADE PRA VOCÊ?

Para muitos a felicidade é algo eternamente a ser perseguido. Carros novos, dinheiro no bolso, família em ordem e saúde são sinônimos de felicidade pra você? Existe uma felicidade diferente para o adolescente, para o jovem e para a terceira idade? Todos nós, sonhamos que a felicidade está nas coisas. Quantas vezes dizemos para nós mesmos: “ah, o dia que trocar o carro...o dia que viajar para tal lugar...quando casar e tiver filho com saúde...quando me estabilizar financeiramente ai sim serei feliz”. Jesus é a pessoa que mais está preocupada com nossa real felicidade! Quando Ele morreu em nosso lugar foi para que experimentássemos vida e vida em abundância (João 10:10). Isso é sinônimo de felicidade! No que consiste então nossa felicidade como cristãos? Provérbios 28:14 afirma que “feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o seu coração cairá no mal”. Aqui está o “X” da questão. Felicidade, segundo a Bíblia, é temer a Deus. E, a prova de que O tememos, segundo o Salmo 128:1, é que andamos em obediência em Seus caminhos. Nosso temor é medido pela nossa obediência. Quanto mais tememos, mais obedecemos. Temor sem obediência é falsidade. Precisamos crer que nossa felicidade plena, real e duradoura é reflexo do nosso temor a Deus. E esse temor deve ser constante, duradouro, sem fim. De nada adianta estar naturalmente bem de saúde, bem financeiramente e com a família estruturada se não tememos a Deus. Estas coisas são bênçãos de Deus, mas que devem ser desfrutadas com temor a Deus. Quantos ricos, pessoas que compram o que querem sem pensar no preço, cansam de tanto viajar a passeios, estão infelizes por dentro. A prova disto são os casos de adultério, suicídio e divórcios. Por outro lado, aquele que não teme a Deus, ao contrário, endurece seu coração contra o temor de Deus, cairá no mal diz a Palavra. Ninguém endurece o coração contra a Palavra de Deus e vive melhor por isso, por mais que tente exteriormente demonstrar que é feliz. Não existe real felicidade fora do nosso temor a Deus. É como se todas as outras coisas, família, emprego, saúde, dinheiro etc fossem um monte de zeros. Em si mesmo, não tem valor algum. Porém, quando colocamos Jesus Cristo antes de todas estas coisas, como nosso Salvador pessoal, quando somos ganhos pelo amor do Senhor demonstrado na Cruz, então nossa vida e tudo que temos passa a ter seu devido valor. Endurecer o coração para os princípios de Deus é pedir para viver de mal a pior. Já diz a Palavra em Provérbios 1:7: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.
Aprendemos que nada desta vida traz real felicidade por mais que tenhamos tudo em abundância. Nossa felicidade depende não das coisas que temos, mas do nosso temor a Deus. O quanto O amamos e Lhe obedecemos é que determinará nossa felicidade. Esta verdade é a mesma para o adolescnete, para o jovem, o velho, para os homens, as mulheres, os solteiros, os casados, ricos ou pobres. O quanto antes crermos nisso e nos curvarmos em oração para que esta verdade seja uma realidade em nossa vida, mais iremos desfrutar de uma felicidade acima das circunstâncias como o apóstolo Paulo desfrutou, ao dizer em Filipenses 4:11 a 13: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto  sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura, como de fome; assim de abundância, como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” Senhor, ajude-me a crer e a começar a experimentar esta grande verdade que o mundo despreza, em nome de Jesus. Amém!

Alexandre Pereira Bornelli