PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Acostumando com o pecado

Alguns bons sinais que evidenciam se estamos nos conformando e aceitando o pecado em nossa vida é quando paramos de orar e de buscar arrependimento constantemente. É quando coisas que antes mantínhamos distância, agora, corremos atrás delas, mesmo sabendo que são contrárias a Palavra de Deus. É quando fazemos determinadas coisas porque outros fazem, não importando se a Bíblia as condena ou não. Nossa referência são os outros e não, a Palavra de Deus. É quando nosso palavreado está torpe, quando o orgulho e o senso de grandeza pessoal estão em alta. Quando não nos preocupamos se nossos caminhos e nossa vida, estão agradando a Deus. Quando não valorizamos os meios de graça, reunião da igreja, oração, leitura bíblica, comunhão da igreja...E, finalmente, quando nossa busca pela santidade está parada.
Estes são alguns, somente alguns, fortes sinais de que nos acostumamos com o pecado que é, essencialmente, o afastamento de Deus.
Alexandre Pereira Bornelli

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O semeador de contendas - Pv 6:17

Finalmente, chegamos ao sétimo e mais grave item desta lista exemplificativa de provérbios 6:17, que trata sobre o que semeia contendas entre irmãos. Este último item da lista apresentada, diz o próprio texto bíblico, que o que o Senhor abomina. Todos os demais ele aborrece, contudo, este ele abomina, ou seja, tem muito maior indignação. Vejamos rapidamente o motivo. Incentivamos aos leitores que leiam em suas Bíblias, os textos bíblicos citados para uma melhor compreensão e aproveitamente da meditação.
Mais uma vez vemos aqui o uso errado da língua. Contendas são obras dos maldizentes (Pv 26:20,21), e, portanto, não deve ser prática entre os cristãos.
O semeador de contendas é aquele que pega uma fofoca, alguma informação ainda que verídica e, mergulhada na má intenção, sai a semear esse fato, lançando as fofocas e informações nos corações das pessoas que ele encontra pelo caminho, exatamente como um agricultor semeia sua plantação pelo campo. O semeador de contendas escolhe os corações produtivos, altamente capazes de frutificar e reproduzir em grande escala a contenda que deseja semear. Tudo isso para gerar divisão do corpo de Cristo, para jogar um irmão contra o outro. O semeador de contendas é também um fofoqueiro, mexeriqueiro (Pv 11:13; 15:18; 16:28; 10:12; 17:9; SL 15:3; SL 101:4,5; CL 4:6 e Lv 19:16). Cabe um alerta a todos nós: se as pessoas sempre nos procuram pra contar/semear alguma fofoca em nosso coração, devemos desconfiar, pois é um forte indício de que somos um bom terreno pra germinar e divulgar essa fofoca. Assim como nenhum bom agricultor semeia no asfalto, onde nada nasce, nenhum semeador de contendas semeará em um coração que não produz, não cultiva e não da continuidade na fofoca.
Em contrapartida, o coração do crente fiel, do que está vivendo para promover a paz entre os irmãos, pode até ouvir uma fofoca, pois isto de certo modo é inevitável, contudo, imediatamente ele tenta apaziguar, não dar prosseguimento no que ouviu, e até mesmo, tenta ajudar o irmão a parar de semear contendas. No coração do crente que tem a motivação correta, a semente da contenda não germina., ele faz a contenda morrer ali mesmo, com ele. Na verdade, este bom crente assemelha-se a um bombeiro e não, a um incendiário.
O que fazer então para evitarmos o assédio do semeador de contendas (se é que nós mesmos não temos sido um)? Provérbios 20:19 nos responde, dizendo-nos para evitarmos tal companhia. Quem anda com o fofoqueiro, aprende a fofocar e quem fofoca, gera contendas e aborrece ao Senhor profundamente, além de causar dano a si mesmo e ao próximo. Aqueles que pensam que ganham mais confiança e amizade daquele a quem compartilhou a fofoca está profundamente enganado. É justamente o contrário que acontece. Quem desejará contar um dia, algo pra mesma pessoa que acabou de fofocar? Pois, se o fofoqueiro semeou contenda com a informação de outros, porque não fará o mesmo conosco amanhã? Vemos então que é claro que a fofoca divide e afasta os grandes amigos também. O certo é que Deus abomina tanto a contenda que em Romanos 1:29, ele registra também esse pecado, num contexto terrível onde Ele entregou as pessoas para cometerem os piores pecados.
E, a causa da contenda é a soberba (Pv 13:10 e 17:9). Isto, porque um coração soberbo não vê problemas em causar divisão porque não se preocupa com a Palavra de Deus e, consequentemente, com o bem-estar dos irmãos. O soberbo pensa que pode falar o que quiser e não se importa com o que a Palavra de Deus diz. Tenhamos em mente, que uma contenda é fácil de começar, porém, difícil de ter fim. Como um pequeno buraco numa barragem facilmente sai do controle da pessoa que o fez, uma pequena contenda cresce de tal maneira que ninguém consegue freá-la (Pv 17:14). Odiamos este pecado? Amamos a Deus e aos irmãos ao ponto de evitar a contenda?

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Testemunha falsa que profere mentiras

O sexto e penúltimo item da lista de Provérbios 6:17 que estamos apenas pincelando alguns pontos para despertar em nosso coração um desejo maior pelo estudo do tema, diz sobre testemunha falsa que profere mentiras (PV 12:17 e 19:5,9). Observemos que duas vezes nessa lista de 7 itens, Deus inclui a mentira. É um pecado grave. Deus é a Verdade e a mentira não vem Dele, aliás, a mentira tem pai e este se chama Diabo (João 8:44). Mentiras não são brincadeiras ou algo sem consequência e sem importância no mundo espiritual. Onde há mentira, há divisão, confusão, rixa, incredulidade e todo tipo de mal. É preciso deixarmos a mentira de lado, para aprendermos a falar a verdade sempre (EF 4: 25).
Testemunha falsa só poderia mesmo proferir mentiras, pois onde há falsidade, ali há mentira e não, a verdade. Isto diz respeito àquela pessoa que fala do que não viu, sobre fatos que desconhece. Quantas vezes fazemos o papel de testemunha falsa! Isso tem acontecido muito no meio da igreja, pessoas que dizem umas as outras: “olha, parece que fulano disse isso, fez aquilo...”. Isso é divisão para o corpo de Cristo. Deus se aborrece da testemunha falsa. Isto deve ser considerado e reconsiderado por todos nós, pra evitarmos esse tipo de coisa em nosso meio que é totalmente prejudicial e que aborrece ao Senhor.
No próximo ítem, veremos o semeador de contendas.
ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

coração e pés a serviço do pecado - PV 6:17

Dando continuidade à nossa meditação, veremos dois itens, o quarto e o quinto, da lista de provérbios 6:17. Temos, como quarto item da lista que aborrece ao Senhor, um coração que trama projetos iníquos. E não são somente os corações não regenerados são capazes disso. Os corações já convertidos também são capazes de tramar projetos iníquos, porque ainda estamos em processo de santificação. Basta analisarmos nosso próprio coração pra assinarmos embaixo nesta afirmativa. Muitos que costumeiramente trama projetos iníquos e não foram ainda disciplinados por Deus, acreditam que Deus faz vista grossa para seu pecado. Engano. Leiamos o que diz o Salmo 50: 16 a 23 para termos a certeza de que Deus sabe de tudo e um dia daremos conta desses projetos que nosso perigoso e enganoso coração (Jr 17:9) trama. Todos os projetos iníquos serão colocados diante de nós um dia. Que tenhamos a coragem de orar ao Senhor para que nos livre de vivermos aprisionados a um coração assim, que Deus nos livre de sermos crentes que tramam projetos iníquos contra o próximo. E que, ao contrário disso, nosso coração, cada vez mais ganhos pela Palavra de Deus, possa planejar projetos santos e de edificação para o nosso próximo.
O quinto item são pés que se apressam a correr para o mal (Is 59:7). Isso fala de pessoas que se alegram com o pecado e com a maldade em geral. Pessoas que são rápidas para o pecado e lentas para as coisas de Deus. Fomos criados por Deus para O glorificarmos em nosso viver, para termos vidas santas, piedosas e pacíficas. Interessante que nesta lista de coisas que Deus aborrece, os primeiros 5 itens descrevem partes do corpo (olhos, língua, mãos, coração e pés). Ou seja, todo o nosso corpo pode estar a serviço do pecado e das coisas que aborrecem ao Senhor. Salomão nos adverte sobre o perigo de entrar no caminho dos malfeitores (PV 1; 15 e 16). O verdadeiro discípulo tem que aborrecer o mal e ser amigo do bem (PV 8:13, Tito 1:8). Deus não pede apenas que não pratiquemos o mal, mas que o aborreçamos! Ele não quer que façamos o bem, mas que o consideremos nosso melhor amigo. Que desafio!
ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

3 - Mãos que derramam sangue inocente - Pv 6:17

Na sequência da nossa meditação de Provérbios 6:16 a 19, onde estamos vendo as coisas que aborrecem o Senhor, temos o terceiro item: mãos que derramam sangue inocente. Precisamos entender que Deus sempre detestou a violência dos homens. Foi justamente a violência uma das causas que o levou Deus a enviar o dilúvio para destruir a terra (Gn 6:13). Outra evidência que isso aborrece o Senhor, lemos em Ez 8:17, onde pouco antes de usar a Babilônia pra destruir a cidade de Jerusalém, Deus explicou seus motivos para esse castigo, dizendo que a terra estava cheia de violência.
Também em Provérbios 24:13 aprendemos que o servo de Deus deve ficar longe dos violentos. Não devemos ter inveja dos homens violentos. O raciocínio inverso nos leva a entender então, que é possível ter esse tipo de inveja. Quantos jovens estão indo atrás, seguindo, sendo discipulados por outros jovens que amam a violência ou mesmo por aqueles que fazem os jogos virtuais carregados de violência? São inúmeros tais jovens. Afinal, quem são seus amigos, colegas de escola, faculdade? São pessoas violentas? Quais jogos online você costuma jogar? Os de violência? Não é sem razão que muitos jovens se integram em gangues ou saem atirando por ai em shoppings, mercados, ou usam de violência dentro de casa. Nosso mundo hoje é descaradamente violento. Os jornais derramam sangue todos os dias com suas notícias. Deus se aborrece disso. A violência não o agrada e quando usamos dela ou mesmo, admiramos os violentos, estamos aborrecendo o Senhor.
Para finalizarmos este item, temos o conhecido exemplo de Caim e Abel (GN. 4: 9 a 11). Caim matou seu irmão e não tava nem ai pra isso. Usou de violência, derramou sangue inocente. Por causa disso Deus usou de severidade (ler o texto de Gn 4).
No próximo item, veremos sobre "coração que trama projetos iníquos".

ALEXANDRE PEREIRA BORNELLI

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

2 - Língua mentirosa - provérbios 6:17

No item anterior, seguindo a lista de Provérbios 6:17, vimos que a primeira coisa que o Senhor se aborrece são olhos altivos. Na sequência da lista "negra" de provérbios que aborrece o Senhor encontramos a língua mentirosa (Pv 12:22 e Sl 120:2). Como sugerimos desde o início (tópico anterior), ler os textos citados é imprescindível para a melhor compreensão e aprofundamento do assunto. (PV 12:22 e SL 120:2). Interessante notar que nesta lista de 7 itens, 3 são pecados cometidos com a língua. Deus odeia a mentira, justamente porque ele ama a verdade no íntimo (Sl 51:6). E, também, porque o pai da mentira é o diabo (João 8:44). Muitas pessoas, apesar de saberem disto, insistem em confiar na mentira, se achando capazes de enganar até o Senhor. Porém, o verdadeiro servo de Cristo, abandona a mentira e busca a lei do Senhor (Sl 119:163). Pois, não basta somente abandonar a mentira, é preciso buscar a lei de Deus para permanecer afastado dela. Da mesma forma que Deus aborrece a mentira, o cristão deve também aborrecer (Pv 13:5). Aborrecemos a mentira ou ainda tiramos algum proveio dela, fazendo uso nas horas difíceis?
No próximo item, veremos sobre "mãos que derramam sangue".