PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 17 de março de 2009

Quanto aos moços e moças

Do ponto de vista do mundo, a juventude é fase ideal para curtir a vida, fazer o que quiser, aproveitar o máximo o que a vida oferece, custe o que custar. Afinal, esta fase irá passar e não há tempo para se perder. No entanto, do ponto de vista Bíblico, vemos uma instrução totalmente diferente ao jovem.
O livro de Tito 2: 6 a 8 traz uma séria advertência aos jovens cristãos. Primeiramente, o jovem cristão deve entender que ele precisa ser exortado por aqueles mais experientes na fé. O momento pós-moderno que vivemos ensina e estimula a vivermos individualmente e do jeito que bem entendermos. Cada um é a sua própria referência. Tudo é relativo. Por isto, os jovens não querem mais dar ouvidos aos pais, aos pastores e aos mais velhos. Contudo, precisamos aprender a receber exortação dos mais experientes na fé para o nosso próprio bem. Mas, que tipo de exortação? Uma exortação que estimula os jovens a serem criteriosos, ou seja, que saibam viver a vida levando tudo sob a aprovação da Palavra de Deus. Deve também o jovem ser exortado a ser pessoalmente padrão de boas obras. Não simplesmente de boas obras no meio da igreja, mas principalmente, fora dela, nos ambientes onde precisa se relacionar com ímpios. Deve o jovem ser exortado a estudar a Bíblia, a ser íntegro em sua vida, em seus relacionamentos, a ser reverente com as coisas de Deus. E, por último, neste texto, o jovem deve ser exortado a ter um palavreado sadio, puro, agradável a Deus. Esse é o padrão de Deus para todos os seus filhos, especificamente, neste caso, para os jovens cristãos. Este é o padrão deve-se buscar dia-a-dia, através da ajuda do Espírito Santo de Deus.
Entretanto, não somos advertidos e exortados a viver sem entendimento, sem saber a finalidade de tudo isso. Paulo, na parte final do verso 8, diz que tudo isso é para que “o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito”. Sim, nós temos adversários. E, nos versos 11 a 15 do mesmo capítulo, Paulo também deixa claro outro motivo pelo qual devemos viver uma juventude sensata, justa e piedosa, procurando e aguardando a manifestação da glória de Deus, motivados pelo sacrifício de Cristo, buscando a todo instante a purificação pessoal, sendo obediente a tudo isso. A razão de tudo isso é a mais nobre possível, a Glória de Deus. Lemos que foi devido à graça de Deus ter se manifestado salvando-nos, educando-nos para abandonar as paixões mundanas e viver no presente século uma vida justa, santa e piedosa, tendo como esperança a bendita manifestação da glória de Deus que devemos viver uma vida santa diante de Deus e dos homens.
A aplicação prática deste texto nos faz imediatamente pensar em como temos vivido até agora? De forma justa, piedosa, santa, com linguajar puro? Temos sido jovens que aceitam exortação dos mais velhos ou vivemos arrogantemente por nossos próprios caminhos? A conclusão que o texto nos leva é nos fazer refletir sobre nossos caminhos e nos levar a um arrependimento e um novo viver santo, piedoso e debaixo de um discipulado constante.
Alexandre Pereira Bornelli

terça-feira, 10 de março de 2009

Três importantes ferramentas.

Seria estranho ver um marceneiro usando uma faca de cozinha para serrar a madeira ou uma cozinheira, usando um serrote para cortar a carne. Por mais que estejam com boas intenções, tanto um quanto o outro não conseguirão bom êxito em seus ofícios. Para cada ocasião e profissão existem as ferramentas certas.
Para os cristãos isto não é diferente. Deus nos deixou as ferramentas certas para que nossa vida cristã seja trabalhada e amoldada ao caráter de Cristo, fazendo-nos crescer em intimidade com Ele. Aqueles que desejam desenvolver a salvação em Cristo precisam conhecer as ferramentas certas que podem lhes ajudar na árdua, mas edificante tarefa de caminhar com Deus nestes dias de perversidade, sensualidade, violência e promiscuidade geral ao nosso redor. Eis 3 dessas ferramentas, ou, meios de graça para nosso desenvolvimento como cristãos.
1) Bíblia. Isto mesmo. Parece óbvio dizer que a Palavra de Deus é a primeira e mais poderosa ferramenta que nos ajuda a crescer em intimidade com Deus. Entretanto, quão poucos cristãos a lêem regularmente. Como são poucos os que a conhecem como um todo, como a vontade revelada de Deus para seus filhos. E, como são poucos os que a tem como a inerrante Palavra de Deus. Portanto, é preciso usar diariamente esta preciosa ferramenta ao nosso alcance, lendo-a todos os dias com um coração obediente e sedento por conhecê-la e praticá-la.
2) Oração. Jesus era um homem (enquanto na terra) de oração. Sabemos que a oração não muda Deus, não serve para manipulá-lo ou para fazê-lo ceder em sua soberana vontade. No entanto, ainda que a vontade de Deus esteja decretada, ainda assim precisamos orar para que ela seja feita. Devemos orar para que o Espírito Santo vivifique a Palavra de Deus em nosos corações. Orar é estar em comunhão com Deus, é escutar sua voz e também a oportunidade de colocarmos diante dEle nossas petições sob sua vontade final. Precisamos orar mais.
3) Comunhão dos irmãos. Como precisamos uns dos outros, bem mais do que pensamos. Precisamos muito desta comunhão, deste viver constante em comunhão uns com os outros. Deus nos colocou reunidos em parte de sua igreja para desenvolvermos amizades sadias e profundas, para sermos guardadores e suporte uns dos outros. Sozinhos somos presas fáceis, somos vacilantes, inconstantes, desanimamos fácil ante os desafios. É preciso, portanto, cultivarmos uma comunhão, primeiro com Deus e, consequentemente, isso vazará em nossos relacionamentos com irmãos, com a igreja onde reunimos. Precisamos buscar comunhão pessoas (ainda que sejam poucas) para andar junto a nós, orar juntos, desabafar e confessar nossas fraquezas uns aos outros.
Temos observado estas 3 ferramentas à nossa disposição para crescermos em intimidade com Deus? Ou, queremos que essa intimidade caia do céu, que nossa fé aumente enquanto estamos dormindo, assistindo televisão ou vivendo ociosamente, negligenciando estas ferramentas? É preciso ler a Palavra de Deus diariamente, meditar no que lemos, orar a respeito do que lemos e colocarmos em prática em nosso dia-a-dia. Igualmente, precisamos buscar a comunhão de outros irmãos para compartilhar nossa vida, vitórias e derrotas, para andarmos juntos. Os que estão querendo crescer em Deus mas que tem negligenciado estas 3 ferramentas essenciais, sabem agora onde estão falhando e podem, com a ajuda do Espírito Santo, reverter isto.
Que seja este o momento de refletirmos sobre este assunto tão fundamental e urgente em nossa vida. E, que nos arrependamos e entendamos que querer apenas não basta, é preciso usar os meios de graça que somente assim Deus transformará nossas vidas.
Alexandre Pereira Bornelli.

quarta-feira, 4 de março de 2009

A começar em mim

Quem já ouviu a rádio CBN deve ter reparado na propaganda incentivando a ética no Brasil. Diz a propaganda, grosso modo, que muitos reclamam que o Brasil não tem jeito, que não da certo, que o país não é ético, quando eles mesmos não são em seu dia-a-dia. A mensagem da propaganda é que a ética no Brasil tem que começar com cada brasileiro, pois o Brasil nada mais é do que a soma dos brasileiros.
Enquanto escutava esta propaganda hoje, entre uma notícia e outra, pensei que o mesmo acontece com os cristãos em relação à igreja que é o corpo vivo de Cristo sobre a terra. Quantos cristãos, talvez nós sejamos um deles, constantemente reclamam da comunidade onde reúnem, criticam a frieza dos irmãos com Deus, a falta de amor ao próximo, a existência dos grupinhos, a falta de evangelismo, de visitações aos enfermos, de isso ou aquilo. Emprestando a idéia da propaganda, a conclusão que chegamos é que se existe essa falha no local onde reunimos, antes de ser culpa do próximo, é minha primeiro. Afinal, a igreja nada mais é do que a soma dos cristãos! O mesmo princípio se aplica à família. Logo, se a igreja está falhando em sua missão como corpo de Cristo é porque seus membros estão falhando individualmente em seu compromisso com Deus. Sabemos que somos membros uns dos outros, sabemos que nós, os cristãos reunidos, é que formamos a verdadeira igreja de Cristo e não, o lugar físico onde reunimos. É preciso então experimentar isso na prática. Você eu que cremos em Jesus Cristo somos, juntamente com todos os demais que creêm em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, a igreja viva de Deus na terra (I Pedro 2:5). Afinal, Deus não habita em templos feitos por mãos humanas. Isto quer dizer que nós é que somos o templo vivo de Deus, habitação do Espírito Santo! Portanto, se a igreja não vai bem é porque cada um de nós não está vivendo individualmente, conforme a Palavra de Deus. Não há como fugir disto. Somos totalmente responsáveis pelo viver da igreja. Diz um provérbio chinês que antes de querer mudar o mundo, devemos dar três voltas dentro da nossa casa. Claro, pois ali há muito que mudar antes de queremos mudar o mundo. Esta é a idéia que devemos ter sobre a igreja. Antes de queremos mudar a comunidade onde somos membros, devemos suplicar a Deus para que nos mude primeiro e, então, Deus começará em cada um de nós um avivamento que afetará toda a igreja, ou seja, todos os demais irmãos. Isto tem que começar comigo. Você deve dizer o mesmo a respeito de si. Como bons fariseus, temos exigido isso dos outros sem que estejamos experimentando primeiro em nossa vida. É preciso parar de criticar e começar a orar. Sempre esperamos que as coisas comecem com o próximo. O problema é que o próximo também espera que isto comece conosco. Por isso, todos vivem esperando pelo outro e ninguém ou, poucos, tem feito alguma coisa. É preciso pensar seriamente sobre isto.
Portanto, comecemos examinado nossa própria vida. Uma vez que sou parte da igreja de Cristo, preciso clamar a Ele por arrependimento para uma nova vida, embora já seja um cristão. A começar em mim (e cada um deve dizer isto a respeito de si próprio), Deus precisa quebrar os corações para sermos mais obedientes á sua Palavra, a fim da igreja experimentar um novo viver, uma nova realidade como corpo de Cristo. Não há como dizer que minha cabeça está doendo, mas que eu estou bem. Assim é com a igreja. Quando individualmente estamos fora dos padrões Bíblicos, quando apenas criticamos, quando não nos envolvemos na causa de Cristo, toda a igreja será afetada. O contrário também é verdadeiro. Quando vemos os problemas na igreja, e eles de fato existem, devemos parar de criticar e ver nosso próprio problema refletido no corpo de Cristo. Esperamos que o outro se arrependa, quando estamos precisando disso mais do que ele. Comecemos então, orando a Deus, nos quebrantando diante dEle, reconhecendo que não temos sido obedientes e, sim, negligentes. Quando isso acontecer toda a igreja será mais comprometida com a Palavra e mais fiel à sua vocação aqui na terra.
Alexandre Pereira Bornelli.