PENSAI NAS COISAS DO ALTO

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Santidade, a ordem de Deus a todos!

A Bíblia é repleta de exortações. Há exortações específicas para determinado grupo de pessoas. Num momento exorta aos ricos e aos que querem ficar ricos sobre o perigo das riquezas (ITm. 6:17), noutro, exorta os filhos a serem obedientes, honrando pai e mãe (Ef. 6:1 a 3) e, em seguida, exorta aos pais para não provocarem a ira nos filhos (Ef. 6:4).
Embora existam exortações específicas conforme vimos acima há também exortações que englobam todos os crentes. Servem tanto aos pais quanto aos filhos; aos homens e as mulheres; aos ricos e aos pobres; aos adultos e aos jovens. Trata-se da ordem clara de Hebreus 12:14 onde lemos: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Esta exortação de Hebreus precisa ser obedecida às pressas uma vez que os crentes estão vivendo submersos e dominados pela busca da satisfação pessoal a todo custo, não importando se estão agradando a Deus. Hoje em dia, falar em santidade em grupo de jovens é assunto causa indisposição e até murmuração em muitos deles. Alguns velhos igualmente não suportam a necessidade que tem de buscar a santidade no lar, nos negócios, no lazer, etc. Apesar de muitas vezes, estes grupos manifestar o desejo por intimidade com Deus, paradoxalmente, buscam intimidade sem passar pelo caminho da santidade prática. Não há possibilidade disto acontecer. Os jovem acham pesado demais e uma perda de tempo falar e buscar a santidade. Pensam que santidade a Deus é um castigo imposto aos seus filhos, quando na verdade é uma benção e a nossa salvação diária sobre o pecado. Os velhos se julgam vividos e experientes demais para serem exortados e instruídos a este mesmo respeito. Querem aproveitar os anos, naturalmente falando, que lhes restam conforme julgam ser melhor. Com estes pretextos, muitos cristãos tem vivido uma vida impura e imersa no pecado. Esquecem, porém, que santidade não é uma opção dada por Deus aos seus filhos. A santidade é algo que Deus ordenou a todos os seus filhos, seja você jovem, velho, homem ou mulher, presbítero, diácono, pastor ou membro, casado ou solteiro, ninguém escapa da necessidade de buscar a santidade pessoal. É na verdade, uma demonstração do amor de Deus. Nenhum cristão pode dizer: “buscar a santidade não é pra mim”. Ninguém pode alegar motivos para descumprir esta exortação, seja dizendo não ser endereçada a ele ou mesmo, julgando, arrogantemente, já tê-la cumprido satisfatoriamente. Nenhuma desculpa pode ser dada a fim de justificar nossa negligencia ao comando divino de seguirmos a santidade em nossa vida diária. Seja qual for a nossa ocupação profissional, nossa condição financeira, nosso estado civil, nada serve como desculpa diante de Deus. Ou seguimos a santidade em nossa vida ou não seguimos. Não há meio termo. Ou obedecemos a Palavra ou a desobedecemos. Isto, porque “Deus não nos chamou a impureza e sim, a santificação” (I Ts. 4:7)
No entanto, esse caminho da santidade deve ser seguido com prazer e gratidão a Deus e não, por obrigação, de forma legalista. Não se trata de castigo dado á nós, mas, sim, de uma graça de Deus concedida a nós. Pode acontecer de estarmos ainda um pouco desconfiados da urgente e total necessidade de santificação. Contudo, é preciso levar a Deus em oração nossa impossibilidade de andar por este caminho sem a imprescindível ajuda do Espírito Santo, que nos conduzirá por este caminho, apesar das dificuldades, apesar da oposição deste mundo, eliminando nossa desconfiança e implantando em nós um desejo progressivo de viver por este caminho sempre. Seguir a santidade é fugir e lutar contra o pecado. É andar na luz com Deus e obedecer em amor os seus mandamentos. Seguir a santidade é uma vida de arrependimento genuíno, é caminhar em obediência prazerosa à Palavra de Deus, é odiar o pecado e prosseguir rumo à pureza e o comprometimento pessoal com o Senhor Jesus Cristo durante nossa caminhada diária.

Alexandre Pereira Bornelli

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Não estamos sós!

É impressionante como, principalmente, os cientistas, e também muitas outras pessoas gastam seu tempo e seu dinheiro procurando provar a existência de outros seres vivos fora da Terra. Estão à procura incessante de extraterrestres, como se existisse poucos terrestres para se conhecer e ajudar. Agora pouco escutei num jornal, mais uma daquelas tantas notícias dizendo que não estamos sós, pois estão desconfiando de vidas inteligentes em novos planetas.
O fato é que temos muitos terrestres que podiam ser alvo de pesquisa e de ajuda humanitária, material e espiritual, mas que são postos de lado à margem da sociedade. Infelizmente, as possíveis vidas em outros planetas tem ofuscado as vidas deste planeta, pois não geram vínculos, não nos pedem atenção, ajuda financeira e nem comida na porta de casa (esperamos que não!).
Diante da dúvida de existirem seres extraterrestres, o que confirmaria a tese de que não estão sós no mundo, um fato é verdadeiro; nós cristãos realmente não estamos sós. Isto é fato! Calma, não estou falando que há marcianos entre nós, embora possamos confundir algum amigo com um deles. Deixando o humor pobre de lado, digo que é preciso crermos de fato que por onde quer que vamos, não estamos sós. As vezes nos esquecemos da sublime verdade de que mesmos sozinhos no trabalho, em casa, viajando, dormindo, acordado, comendo, praticando esporte, correndo, parado, sempre tem Alguém junto de nós. Contudo, ninguém parece muito se interessar por este nobre fato.
Quando Jesus subiu ao céu, João 14 relata bem este fato, disse (versos 16 e 17): "Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." Vejamos que Jesus subiu ao céu mas não nos deixou sozinhos aqui na terra. Logo, não estamos sós, mesmo estando sozinhos. Os que nasceram de novo, que creram e confessaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas, receberam o Espírito Santo de Deus, que é Deus e que hoje habita em seus corações, os guiando a uma vida de obediência da Palavra de Deus. Em Mateus 28, final do verso 20, vemos a mesma verdade que conforta e consola o coração do cristão: "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século." Novamente concluímos que não estamos sós, uma vez que Ele estará conosco todos os dias até a consumação do século! Quem falou com toda a autoridade sobre o assunto foi Davi, no Salmo 139. Ali vemos clara e especialmente a onipresença de Deus. Não havia lugar que Davi pudesse se esconder de Deus, assim como não há lugar em que a Maria, Sebastião, Carlos, Fernando, Guilherme, Henrique, Tereza, Silvana, Raquel, Tiago, Alexandre, Robson e qualquer outra pessoa possa também se esconder de Deus. Isto tem que ficar claro de uma vez por todas para o nosso próprio bem. Isso não é uma ameaça aos cristãos e muito menos um tipo de terrorismo espiritual. É a verdade bíblica que deve confortar e consolar nosso coração. Nosso Deus, mediante o Espírito Santo, está conosco, Ele habita em nós todos os dias, em todos os momentos até a consumação do século. Ele nunca nos deixará! Em contrapartida, a mesma verdade requer que vivamos em santidade (Hebreus 12:14). Não basta apenas sabermos que o Espírito Santo está conosco e pronto. É preciso vivermos para glorificá-lo e honrá-lo em nossa vida diária. É preciso nos relacionarmos com Ele em temor, obediência e santidade.
Talvez estejamos vivendo temendo somente a presença das pessoas, tais como esposa, filhos, amigos, pastor e extraterrestres para alguns, nos esquecendo da presença viva do Espírito Santo em nossa vida. Estamos buscando saber da presença de vida a trilhões de distância da terra, enquanto nos esquecemos de que há Alguém vivo dentro de nós! O que esta verdade deve gerar em nossa vida cristã? A resposta é temor e compromisso. Temor por ser este Deus soberano, onipresente. Temor pelo habitar do Espírito Santo que nos guia a toda a verdade. E, compromisso, pois o Espírito Santo é um Deus relacional, que se interessa pela vida de cada um, que tem como objetivo guiar-nos a toda a verdade, nos revelando Cristo. Isto, inevitavelmente, nos faz viver em santidade. Que esta sublime verdade gere, no mínimo, estes dois resultados em nossa vida, temor e compromisso, para que vivamos sabendo que por onde quer que andemos, o que quer que façamos, não estamos sós, o Espírito Santo está conosco, e Ele é Deus, o Deus triúno. Não estamos sós.
Alexandre Bornelli